Assine

Prisco vai pedir investigação do MPF contra SSP por suspeita de grampo ilegal


 

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • Da Redação

Publicado em 24/08/2017 às 05:30:00
Atualizado em 17/04/2023 às 11:27:08
. Crédito: .

O deputado estadual Soldado Prisco (PPS) vai solicitar ao Ministério Público Federal (MPF) a abertura de investigação contra o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, por suspeita de grampo ilegal. O pedido tem como base indícios apontados em relatório do Ministério Público estadual (MP) sobre suposta gravação de autoridades com foro privilegiado. O documento do MP foi revelado anteontem por Prisco. O parlamentar também quer que o MPF apure o motivo da busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na casa do superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Magno de Almeida Medeiros, alvo da operação Vortigern, deflagrada em 7 de julho por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Caixa de Pandora O caso corre em segredo no STJ, mas Prisco pedirá o fim do sigilo sobre parte do inquérito que investiga o vazamento de informações no Judiciário baiano. “Precisamos saber o que, de fato, há contra o superintendente”, disse. Apesar de negar as acusações do deputado contra Maurício Barbosa, a SSP não se posicionou sobre a ação da Vortigern contra Rogério Magno.

Queda consumada O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem o acórdão do julgamento que derrubou a lei criada para obrigar as operadoras de telefonia a instalar bloqueadores de celular e volta dos presídios baianos. De autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT), a medida foi aprovada na Assembleia por unanimidade e sancionada em julho de 2014 pelo então governador Jaques Wagner (PT). Em agosto do ano passado, o pleno da Corte declarou, por oito votos a três, a inconstitucionalidade da lei. No entanto, a decisão só passa a valer em definitivo depois que o acórdão sai no Diário Oficial.

Bandeira 2 Filiada ao PR desde abril de 2016, a cantora Gilmelândia ganhou um bônus gordo do governo estadual pelo show realizado no Carnaval de Salvador. No último dia 4 de março, a Bahiatursa divulgou o contrato que previa cachê de R$ 60 mil pela apresentação da artista. Ontem, uma errata elevou a cifra para R$ 100 mil. Coincidência ou não, a Bahiatursa era controlada pelo PR, mas está na cota do Podemos. Caso a moda pegue, vai ter fila de cantor atrás de vaga na nova legenda, que corre risco de ganhar outra sigla como apelido: PAM, o Partido da Axé Music."O PSD é  grande, mas cabe no peito e no coração do  governador Rui Costa", Angelo Coronel,  Presidente da Assembleia Legislativa, ao apelar, em tom de brincadeira, para que o petista atenda as demandas de municípios governados pelo PSDCorte de Vaga Se o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) ainda busca abrigo no PR, vai encontrar a porta fechada. Presidente do partido na Bahia, o deputado federal José Carlos Araújo virou a chave quando soube, via imprensa, das conversas entre ele e o senador Otto Alencar (PSD). Aos aliados, Araújo criticou Nilo por negociar ao  mesmo tempo com o PR e o PSD. Deixou claro também que não nasceu para o papel de plano B.

Asa verde Vereador licenciado de Salvador, o tucano Paulo Câmara é o mais novo membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão que dita regras para licenciamento de atividades com alto impacto sobre a natureza. Subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência, Câmara foi escalado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Pílula Na espera Marcos Medrado (Podemos) depende novamente do vice-prefeito de Feira, Colbert Martins (PMDB), para voltar à Câmara dos Deputados. Dono da vaga, Colbert tem mais de um mês para decidir. Antes, preferiu Feira. “Isso é perversidade. Ele não quer, mas vai empurrar até o fim”, bradou.