Pró-reitor do Ifba é morto a facadas dentro de casa em Brotas

salvador
14.08.2018, 09:24:00
Atualizado: 14.08.2018, 16:11:05

Pró-reitor do Ifba é morto a facadas dentro de casa em Brotas

Anilson era professor da instituição, que suspendeu aula por 3 dias

Anilson Gomes, 46, foi encontrado morto em apartamento (Foto: Divulgação) 

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Anilson Roberto Cerqueira Gomes, 46 anos, foi assassinado nesta segunda-feira (13) no bairro de Brotas, em Salvador. 

O fato foi confirmado pelo gabinete da Reitoria da instituição, que divulgou uma nota direcionada à comunidade do Ifba: "O Ifba lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que informa que está prestando assistência aos seus familiares, bem como irá acompanhar as investigações policiais para esclarecimento dos fatos".

Inicialmente, servidores do instituto ouvidos pelo CORREIO afirmaram que ele havia sido vítima de latrocínio - roubo seguido de morte. A Polícia, contudo, ainda não informou o que teria acontecido. 

Segundo a PM, o professor foi encontrado morto por volta das 23h30, "com marcas de violência", dentro de um apartamento na Rua Professora Guiomar Florence, no Parque Bela Vista, em Brotas. A PM foi acionada depois que o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) recebeu uma denúncia de homicídio no local e duas equipes foram até o edifício e, em seguida, contataram o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Em nota, a Polícia Civil informou que o pró-reitor foi morto a facadas, mas a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. 

Professor e estudante
Além de pró-reitor, Anilson também era professor de Desenho Técnico do Ifba. Ele foi estudante da instituição, professor do Campus Salvador e, como pró-reitor, atuou no projeto de expansão I, II, III, IV e V do Ifba, cujo objetivo foi implantar, no interior da Bahia, novas unidades.

Anilson começou a vida profissional em 1996, quando a instituição ainda tinha o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA) - à época, assumiu o cargo de servidor técnico depois de ser aprovado em um concurso.

O sonho de se tornar professor aconteceu alguns anos depois, quando passou em outro corcurso para lecionar no Cefet-BA.

Em 2009, o então professor aceitou um novo desafio ao assumir a pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Ifba. Desde então, a instituição foi expandida para 24 cidades no interior do estado e foi criado, em Salvador, o Memorial Para os Ex-Dirigentes, uma ala destinada à memória do centro de ensino. 

Na manhã desta terça-feira (14), o clima ainda era de surpresa na sede do Ifba, no bairro do Barbalho, onde Anilson também lecionava. Os colegas de trabalho estavam abalados com a notícia do assassinato do professor. 

“Ele era uma pessoa espetacular, uma ótima pessoa. Nunca teve nada com ninguém, nada que desabone a conduta dele. Uma pessoa de paz”,  lamentou Alex Anderson, professor do Departamento de Mecânica da Unidade de Simões Filho do Ifba.

A instituição decretou luto oficial e suspendeu as atividades por três dias. Será realizada uma missa nesta terça, às 16h, na Capela ala C do Cemitério Jardim da Saudade. O sepultamento será às 16h30. 

De acordo com as informações preliminares da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 23h desta segunda. "Policiais militares da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas) foram informados via Cicom de que um homem foi vítima de disparo de arma de fogo. No local, os PMs constataram o fato, isolaram a área  e solicitaram os agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remoção do corpo. O crime será investigado pela Polícia Civil", afirmou a PM, em uma primeira nota.   

Confira a nota divulgada pelo Ifba na íntegra:
"
É com imenso pesar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) comunica o falecimento do professor Anilson Roberto Cerqueira Gomes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura.

Anilson foi estudante da Instituição, professor do Campus Salvador e, como pró-reitor, atuou no projeto de expansão I, II, III, IV e V do IFBA, cujo objetivo foi
implantar, no interior da Bahia, novas unidades. Em virtude disso, o Ifba decreta luto oficial e suspende as atividades por três dias. Será realizada uma missa hoje, 14 de agosto, às 16h na Capela ala C do Cemitério Jardim da Saudade. O sepultamento será às 16h30.

O Ifba lamenta profundamente o ocorrido e expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos."


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/