Processo contra ex-técnico acusado de abuso sexual é suspenso

Pausa aconteceu após pedido de habeas corpus dos advogados de Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador de ginástica

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 18:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O desembargador Aben-Athar de Paiva concedeu liminar para suspender o processo de acusação de abuso sexual contra Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística. A pausa, segundo o Globoesporte.com, aconteceu após um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-treinador.

Representantes de Fernando pediram que dois dos quatro ginastas fossem retirados da ação penal, alegando que eles teriam perdido o prazo para serem considerados vítimas. O processo corre na 2ª Vara de São Bernardo do Campo desde maio de 2016 e ficou conhecido após o Fantástico, da TV Globo, exibir uma reportagem em abril de 2018.

O programa mostrou que, após quatro meses de investigação, mais de 40 ginastas afirmaram ter sofrido abusos cometidos pelo ex-técnico entre 1999 e 2016. Somente quatro são citados como vítimas na ação, enquanto os outros participam como testemunhas.

Fernando foi indiciado pelo Ministério Público nos artigos 271-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). Em caso de condenação, a pena pode variar de 54 anos a até 150 anos, o que representaria 37 anos e meio por cada uma das vítimas.

Ainda de acordo com o Globoesporte.com, o MP afirmou que a denúncia está correta e que os crimes cometidos contra as tais duas vítimas não prescreveu. O processo agora deve retornar ao Tribunal, para que o desembargador que concedeu o recurso coloque o habeas corpus em votação.