Procon notifica Aeroporto de Salvador e Coelba após falta de energia

Os fornecedores terão 10 dias para apresentar documentos que justifiquem a descontinuidade do serviço

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  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2019 às 21:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

O Aeroporto Internacional de Salvador e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foram notificados pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) após o equipamento ter ficado sem energia elétrica no início da noite desta terça-feira (26). 

A Vinci Airports, concessionária do Aeroporto, e a Coelba terão 10 dias para apresentar documentos que justifiquem a descontinuidade do serviço. Em janeiro de 2018, ambos os fornecedores já haviam sido notificados pelo Procon pelo mesmo motivo. Na ocasião, a Vinci foi autuada por não ter justificado a falha na prestação dos serviços, que causou transtornos para clientes.

“Considerando que, pouco mais de um ano atrás, o Procon-Ba já autuou a administração do aeroporto por problema similar quanto à falta de energia, esta nova situação além de sugerir que as melhorias não foram feitas, pode enquadrar a empresa como reincidente, justificando uma sanção ainda maior”, explicou Filipe Vieira, superintendente do órgão.

Em nota, o Aeroporto de Salvador informou que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes. A Coelba também afirmou que recebeu o ofício do Procon e que prestará os esclarecimentos necessários dentro do prazo estabelecido.

De acordo com a Coelba, um desligamento na rede elétrica foi identificado pela Companhia às 18h09. O fornecimento foi normalizado às 18h48. O aeroporto ficou totalmente sem energia por 8 minutos, segundo a Vinci. No total, o problema durou 39 minutos - sendo que por 31 minutos os geradores foram acionados.

Falha em voo Mais cedo, nesta quarta-feira (27), um vôo da Avianca com 145 passageiros que partiu de Maceió teve uma indicação de falha enquanto pousava no Aeroporto de Salvador. Um veículo rebocador precisou ser utilizado para posicionar o avião no desembarque e posteriormente no pátio, para manutenção. 

"Todos os 145 passageiros desembarcaram em segurança. A Avianca Brasil lamenta o desconforto causado, mas reforça que cumpre rigorosamente todos os procedimentos previstos para a garantia da segurança operacional”, afirmou a Avianca em nota. A Vinci Airports não respondeu se a pane ocasionou impactos no Aeroporto e outros voos.