Procurador Deltan Dallagnol vai deixar a Lava Jato, diz site

Em meio a embate com CNMP, ele deixará operação por problema de saúde da filha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2020 às 11:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol vai deixar o comando da força-tarefa em breve. De acordo com a CNN Brasil, o procurador vai se afastar por conta de um problema de saúde da filha.

Dallagnol atualmente luta para evitar que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abra um processo administrativo disciplinar contra ele. Isso poderia culminar com seu afastamento da Lava Jato.

O procurador-geral da República tem até a semana que vem para decidir se renova a equipe de Curitiba. Na segunda (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a redistribuição de recurso que autorizaria o CNMP a retomar a análise de duas ações que pedem afastamento de Deltan.

O relator do caso, ministro Celso de Mello, suspendeu a análise dos pedidos contra Deltan. Agora, ele está em licença médida e o caso pode ser reditribuido, como manda a regra, ao ministr mais antigo do colegiado - na Segunda Turma, Gilmar Mendes. 

Ainda de acordo com a CNN Brasil, nos bastidores a saída de Deltan agora é vista como honrosa, depois de seis anos dedicado à operação.