Professor é hostilizado em sala de aula, no Rio; veja vídeo

Um aluno rasga a prova, come um pedaço e ainda atira uma pochete contra o professor

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 13:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo

Desde a última terça-feira (18), imagens de um professor sendo desrespeitado em uma escola em Rio das Ostras, interior do Rio de Janeiro, vem gerando polêmicas sobre as atitudes que alguns estudantes tomaram perante às câmeras. No vídeo que tem duração de mais de 3 minutos, o professor de língua portuguesa Thiago dos Santos Conceição, 31 anos, chega até a ser ameaçado por um dos estudantes.

Nas primeiras cenas do vídeo, o aluno amassa a prova inteira e entrega ao professor, que se mantém calmo durante os ataques. O vídeo é cortado e no take seguinte outro aluno aparece discutindo com o professor e obrigando-o a manter a porta da sala aberta durante a prova. Em outra cena, os mesmo alunos aparecem abrindo um buraco com as mãos na lousa da sala enquanto outro colega grita: “Vai cupim! Vai Cupim! Come madeira”.

As atitudes agressivas dos alunos se intensificam e um estudante rasga a prova do outro e diz: “Aí, professor, acabou a prova!”, diz aos risos em tom de deboche. Um dos adolescentes arremessa uma pochete na direção do professor enquanto ele escreve no quadro. O professor questiona se a intenção do aluno era atingi-lo, então o aluno responde: “'Peraí' que agora vai acertar".

A situação vai ficando pior quando o aluno faz ameaças graves quando é questionado por um colega. "Vai matar o professor, cara? Faz isso não. O cara te dá aula, o cara é maneiro", diz o colega, que recebe a resposta: "O cara nunca mais vai dar".

Após o acontecido, o professor declarou se sentir triste e humilhado e ainda procurou a secretaria de educação de Rio das Ostras e disse que não volta mais à escola para dar aulas. 

A Polícia Civil abriu inquérito na última quinta-feira (20) para apurar a humilhação sofrida por um professor. Segundo a polícia, foram identificados quatro alunos que apareceram em um vídeo insultando o professor de língua portuguesa.

O Ministério Público do Rio também foi acionado por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Rio das Ostras. O órgão informou que pelo fato de um dos estudantes ser maior de idade, o fato deverá ser comunicado à Promotoria de Justiça Criminal.

"Em relação aos menores de idade, já estão sendo adotadas as medidas cabíveis ao oferecimento da representação pela prática dos atos infracionais análogos aos crimes de desacato, ameaça, constrangimento ilegal, tentativa de lesão corporal e dano ao patrimônio público", revelou o MP.