Profissão de baiana de acarajé será incluída na Classificação Brasileira de Ocupações

O reconhecimento da profissão beneficia, somente em Salvador, cerca de 3.500 baianas, segundo estimativa da Abam

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2017 às 19:08

- Atualizado há um ano

Baiana de acarajé vai ser incluída na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o documento que reconhece e descreve as características das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Na sexta-feira (16) será assinado o termo de estudo técnico que vai viabilizar a inclusão. A cerimônia acontece na sede da Superintendência Regional do Trabalho do Estado da Bahia (SRTE), no Caminho das Árvores. (Foto: Arquivo CORREIO)O reconhecimento da profissão beneficia, somente em Salvador, cerca de 3.500 baianas, segundo estimativa da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam). Titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama considerou a novidade uma grande conquista, que vem após 8 anos de luta da categoria. "Agora elas vão poder dizer qual é a verdadeira profissão que exercem. Essa não é apenas uma conquista das baianas, mas de Salvador e da Bahia".

As baianas são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2005. Com a profissão incluída no CBO, podem usar a identidade profissional em cadastros formais e se cadastrar como microempreendedor individual. A decisão também facilita a criação de cursos especializados na área.

"É uma reivindicação que já vinha fazendo desde 2009, depois que eu não pude me cadastrar como baiana de acarajé ao fazer o meu passaporte. Queriam que eu me cadastrasse como cozinheira, mas eu não sou, sou baiana de acarajé", comemora Rita Santos, presidente da Abam.