Programa da TV Bahia revela conexão entre Portugal e Salvador

Uma História Chamada Salvador estreia neste sábado (30) , com reportagem de Mauro Anchieta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de março de 2019 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Há alguns meses, Mauro Anchieta, repórter da TV Bahia, apresentou à direção do canal um projeto para falar sobre a baianidade. Com a aproximação do aniversário de 470 anos de Salvador, veio a ideia de realizar o especial Uma História Chamada Salvador, que será exibido amanhã e dia 06/04 após o Mosaico.

Neste primeiro episódio, Mauro Anchieta e o cinegrafista German Maldonado vão até Portugal, em Vila Franca de Xira, onde visitam o túmulo de Tomé de Sousa (1503- 1579), primeiro governador- geral do Brasil, quando Salvador era capital do país.

Em Setúbal, foram conhecer a Capela do Senhor do Bonfim de Setúbal, onde nasceu o culto ao Senhor do Bonfim, que resultou numa das mais populares festas de Salvador. “O Capitão Teodósio Rodrigues de Faria  trouxe essa devoção parao país. Ele fez a promessa de que, caso sobrevivesse a um naufrágio, traria uma imagem do Senhor do Bonfim para Salvador e cumpriu isso”, diz Mauro Anchieta. O cinegrafista German Maldonado O espectador também verá um raro documento, emitido em 1548: o Regimento de Almeirim. Nele, o rei Dom João III nomeou Tomé de Sousa para a missão e determinou a construção de um povoado na Baía de Todos os Santos. O registro, consideração  uma relíquia, é  guardado a sete chaves pelos portugueses, como tantos outros documentos relativos às ex-colônias.

No segundo episódio, o programa vai aprofundar a influência da cultura negra na Bahia, abordando principalmente a gastronomia e a religiosidade.Globo/TV Bahia, Amanhã, após o Mosaico.