Programa Energia da Claro tem foco em inovação e sustentabilidade

salvador
05.06.2020, 10:00:00
Atualizado: 19.06.2020, 14:55:13
Usina solar de Oliveira dos Brejinho, na Bahia (Foto: divulgação)

Programa Energia da Claro tem foco em inovação e sustentabilidade

Na Bahia, são três projetos em andamento de geração distribuída de baixa tensão

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Enquanto expande os serviços de telefonia, a Claro mantém o programa Energia da Claro, que reforça compromisso da empresa com a inovação e com a sustentabilidade. Na Bahia, são três projetos em andamento de geração distribuída de baixa tensão: dois deles de produção de energia solar e um de cogeração qualificada, com descarte térmico, que abastecem, antes, lojas e sistemas de rede em todo o estado. Somando todas as iniciativas de geração distribuída da Bahia, ao todo serão gerados pela Claro cerca de 8 MWp em energia 100% limpa e renovável, com 18.540 painéis fotovoltaicos e 10 cogeradores.

Em Bom Jesus da Lapa, a usina irá gerar até 1 MW de energia, com 3.150 painéis solares divididos em 4 hectares. Em Oliveira dos Brejinhos, a proposta é 5 MW com 15.390 painéis solares em 14 hectares de área (foto anexada). Já em Pojuca haverá o aporte de 2 MW, através da fonte de cogeração qualificada, processo que trata o excedente térmico proveniente da extração do petróleo, filtrando aquilo que seria descartado e atenuando o impacto no processo da refinaria. Para este processo é utilizado um sistema de filtros e mais 10 cogeradores.

Vale lembrar que o programa, lançado em 2017, prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa de telecomunicações no Brasil. Além da Bahia, o Energia da Claro conta com usinas em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além dessas, existem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.

----------------------

Mundo Sustentável
Para mostrar como a sustentabilidade é algo próximo e possível, o CORREIO criou o projeto Mundo Sustentável, com conteúdos diversos sobre iniciativas que tornam a vida melhor. Diariamente e até o final do mês de junho, você poderá acompanhar nas redes sociais, no site, jornal impresso e na plataforma bit.ly/mundosustentavelcorreio, as informações sobre como se pode melhorar as ações do dia a dia para que todos possam ter mais qualidade de vida.

O Mundo Sustentável tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental e Bracell, a parceria do Sebrae e o apoio da Claro e Yamana Gold.


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas