Programa Jovem Aprendiz prorroga inscrições até esta quinta

As primeiras mil inscrições foram realizadas em apenas uma hora

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 17:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Por conta da grande procura de pessoas interessadas em participar do Programa Jovem Aprendiz Empreendedor, o Parque Social decidiu expandir a primeira etapa do processo seletivo, abrindo possibilidade para mais 400 inscrições, que poderão ser realizadas nesta quinta-feira (6), às 10h. 

As primeiras mil inscrições foram realizadas nesta quarta (5), conforme anteriormente divulgado, e duraram um pouco mais de uma hora. O Programa Jovem Aprendiz Empreendedor é uma iniciativa do Parque Social, em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador, cujo objetivo é propiciar a jovens e adolescentes formação profissional de qualidade e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, a partir da atuação em órgãos da Administração Pública Municipal.

Estabelecida como política pública a partir da aprovação da Lei 9.376/2018 que instituiu o Programa Municipal de Aprendizagem, a iniciativa oferta capacitação na função de Auxiliar Administrativo, buscando desenvolver conhecimentos e competências que sejam relevantes para a vida profissional, pessoal e social dos participantes.

Para estar apto a ser um jovem aprendiz, o candidato deverá se enquadrar em alguns critérios como: ter idade entre 14 a 22 anos e 6 meses; ser estudante, a partir do 9º ano, ou ter concluído o ensino em escola da rede pública; possuir renda familiar de até dois salários mínimos; não apresentar nenhum registro na carteira de trabalho e  residir em Salvador.

O processo seletivo para 300 jovens aprendizes conta ainda com algumas etapas. A primeira delas corresponde à inscrição através de formulário online. Aqueles que atenderem aos pré-requisitos serão convocados para a etapa presencial que contemplará triagem para conferência de documentação, além de entrevistas e dinâmicas em grupo realizadas por psicólogos.

Os jovens selecionados serão contratados como aprendizes e participarão de formação técnica-profissional, com carga horária total de 1.280 horas distribuídas em 17 meses, através de aulas teóricas e vivência prática nos órgãos onde estarão alocados.

Além da oferta de uma formação profissional consistente, o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor propõe metodologia diferenciada ao prever acompanhamento individual, através de atendimento psicossocial, supervisão sistemática durante a atividade prática e orientação para construção de um Projeto de Vida.

Desde 2013, a iniciativa já possibilitou a inserção de 900 jovens no mercado de trabalho. As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Empreendedor serão reabertas no site nesta quinta-feira (6), às 10 horas. Todas as inscrições previamente realizadas serão consideradas no processo seletivo, e os classificados serão convidados para a próxima etapa. Para mais informações, favor entrar em contato através dos telefones (71) 3202 7149/7131/7132.