Programa municipal será lançado em abril com foco em ativação econômica e destaque para Centro Histórico

O programa que inclui o Simplifica, cujo nome ainda não foi divulgado, será dividido em quatro grandes vertentes: simplificação de processos, investimentos privados, investimentos públicos e investimentos urbanísticos

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 31 de março de 2017 às 16:34

- Atualizado há um ano

O programa que inclui o Simplifica, cujo nome ainda não foi divulgado, será dividido em quatro grandes vertentes: simplificação de processos, investimentos privados, investimentos públicos e investimentos urbanísticos. A prefeitura deve lançar as novidades ainda neste mês de abril. 

“Salvador ainda é uma cidade muito desigual, marcada por muita pobreza, então esse ainda é o nosso maior problema. É claro que nenhuma prefeitura tem condições de mudar o cenário econômico diante do cenário adverso do país, mas aqui estabeleci a meta de ser o primeiro a sair da crise”, afirmou o prefeito ACM Neto, nesta sexta-feira (31), durante o Encontro Rede Juntos, que reuniu prefeitos e secretários municipais de todo o Brasil, presidentes de institutos e líderes empresariais, no Hotel Sheraton da Bahia. O prefeito ACM Neto (no centro) e o secretário Guilherme Bellintani (à direita) participaram do Encontro Rede Juntos nesta sexta-feira (31) (Foto: Valter Pontes/Secom)A primeira vertente é justamente o Simplifica, que pretende melhorar o ambiente de negócios da cidade, promovendo o que a prefeitura tem chamado de ‘anti-burocracia’. O segundo aspecto é atrair os investimentos privados justamente através de medidas como a isenção fiscal. “Nós fizemos estudos e análises, sobretudo particularizando certos setores que podem dar mais resultados, e vamos apresentar um pacote medidas, inclusive com redução fiscal”, completou Neto. 

A terceira vertente é reunir investimentos públicos de mais de R$ 3 bilhões para os próximos quatro anos – incluindo financiamentos internacionais. Por fim, o quarto aspecto diz respeito a investimentos urbanísticos, com foco no Centro Histórico. “Todas as intervenções vão ser com caráter econômico. Nós definimos que as intervenções urbanas e todo o investimento em requalificação de áreas agora têm, necessariamente, que ter impacto econômico para a cidade”. 

Participaram do Encontro Rede Juntos representantes de cidades como São Paulo (SP), São Luís (MA), Teresina (PI), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Santos (SP), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além do Chile.