Programador cria robô para se vingar de empresa de telemarketing

Ele ainda tentou pagar a dívida, mas precisava confirmar alguns dados da devedora para o boleto ser liberado

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 10:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução / TV Globo

Cansado de receber incontáveis ligações de uma empresa de telemarketing, durante dois anos e meio, o programador Gustavo Porto, do Mato Grosso do Sul, resolveu se vingar da empresa na mesma moeda. A empresa que procurava por Adriana para pagar uma dívida, tinha em seu cadastro o número de Gustavo e embora ele tivesse informado a empresa de diversas formas possíveis que o número não pertencia à mulher em questão e que ele não a conhecia. 

“Não tem adriana Aqui, por favor tira meu número do Banco de dados de vocês”, afirmou o programador em entrevista ao Fantástico exibido no último domingo (16).

Ele conta que a situação piorou muito no início deste mês e chegou a receber pelo menos duas ligações por hora, foi aí que resolveu tomar uma atitude. Primeiro ele tentou ligar para o número cujo recebia as ligações, no entanto nunca era atendido. Então Gustavo conseguiu o telefone real da empresa na internet. Com o número em mãos e o auxílio de um aplicativo que transforma texto em áudio, ele programou um robô para ligar para o número várias vezes por dia. Sempre que a ligação era atendida, o robô falava “alô?” repetidamente. 

No total, ele conta que foram 185 ligações em um só dia. Ele ainda chegou a ouvir um pedido de um dos colaboradores da empresa “Por favor pare de ligar para cá agora que o pessoal tá tentando trabalhar”, conta. O programador ainda disse que desde então não tem recebido mais ligações.

Um advogado especialista em direito do consumidor consultado pelo Fantástico disse que a atitude tomada pelo programador não é considerada ilegal. Isso porque foi vítima de um ato ilícito e reagiu a isto. “a atitude dele se aproxima até da legítima defesa”, avalia.

Antes de tomar essa atitude, além da conversa, Gustavo tentou até mesmo quitar a dívida de Adriana para se livrar das ligações. “Mas para me mandar o boleto eu precisava confirmar os dados dela”, lamentou.

Essa realidade é a de muitos brasileiros. Segundo dados do site de reclamações Reclame Aqui, até agosto deste ano, foram registrados quase 2 mil clientes insatisfeitos e em situações similares à do programador.

Especialistas afirmam que contatos insistentes que constrangem o consumidor devem ser denunciados perante a ouvidoria da empresa, órgãos de defesa do consumidor e até mesmo recorrer a um boletim de ocorrência.

A associação Brasileira de Telesserviços recomenda que as empresas sigam as regras estabelecidas no código de ética do setor. O código determina que são permitidas ligações entre segunda e sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 16h.

Consumidores cadastrados no Procon conseguem bloquear a oferta de serviços por meio do telefone, no próprio site do órgão. Mas é importante ressaltar que as cobranças de dívidas não são contempladas pelo bloqueio. As empresas que não respeitarem ao bloqueio do consumidor, ou mesmo os horários estabelecidos podem ser multadas.