Projeto oferece aulas de jiu-jitsu para jovens em Paripe

Crianças e adolescentes podem participar, por uma ajuda de custo de R$ 20

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2020 às 17:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Crianças e adolescentes do subúrbio ferroviário vão poder participar de aulas de jiu-jitsu por um valor acessível. O Projeto Referência oferecerá oficinas da arte japonesa aos jovens por uma ajuda de custo de R$ 20, cobrada de cada atleta. A ideia é aumentar o número de praticantes da modalidade - que, normalmente, tem custo alto - e mostrar que qualquer um pode o esporte é para todos.

As oficinas são em três dias na semana: segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 10h e das 14h30 às 15h30 - sendo que, na sexta, só há o horário da manhã. Os encontros acontecem na academia Star Fit, no bairro de Paripe.

O idealizador do Projeto é o professor Álvaro Nobre. Ele iniciou no jiu-jitsu em 2003 e, em 2013, foi formado faixa preta pela academia Edson Carvalho. Lá, deu aulas de 2012 até 2016, além de passar, ao longo dos anos, por diversas academias no bairro de Paripe. Também em 2013, ganhou o prêmio pela Sudesb de Melhor Técnico.

O nome Referência, aliás, foi inspirado no próprio jiu-jitsu e na ideia que a arte pode educar para a vida, ensinando valores como respeito, ética e responsabilidade. E mais: que a modalidade ajuda na construção do caráter e transforma os atletas em faixas pretas tanto no tatame quanto na vida.