Projeto ParaPraia inicia temporada de verão em Itapuã neste sábado (5)

Ação permite que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar com segurança

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 10:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A sexta edição do projeto ParaPraia acontece neste sábado (5) e vai ser cheia de surpresas, a começar pelo local. Pela primeira vez, a ação acontece na praia do Farol de Itapuã, a partir das 8h30, promovendo o banho de mar assistido a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Como nas outras edições, professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) auxiliam pessoas com deficiência que nunca tiveram a oportunidade e ir à praia. Toda a ação conta com a ajuda de cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, que permitem a entrada deles na água.

Com o Farol de Itapuã requalificado recentemente, os participantes terão toda uma estrutura montada, com estacionamento, módulo de apoio a salva-vidas, rampas de acesso, além de outros itens que facilitam a mobilidade. Vai ser montada, também, uma área privativa para atividades recreativas, banheiros especiais, pistas de acesso, lounges em tendas e o refrescante banho no chuveirão.

O ParaPraia conseguiu, nos últimos 5 anos, atender a 1,5 mil banhistas, o que atrai cada vez mais parceiros e incentivadores da ação. Para o secretário de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga, “importância desse projeto é traduzida na quantidade de atendimentos realizados por edição, que a cada ano aumenta mais”.

Ainda segundo o titular da pasta, “maior recompensa da Prefeitura é, sem dúvida, a alegria no rosto de cada pessoa que, por alguma limitação física, não consegue tomar um banho de mar (...) e têm a oportunidade de realizá-lo de forma segura, animada e com voluntários preparados”.

O projeto ParaPraia é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secis, e a sexta edição vai contar com a presença do vice-prefeito Bruno Reis. Neste sábado (5), a ação conta com patrocínio da Braskem e Salvador Shopping, apoio da Cetrel, Itmov e Citelum e produção da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

Confira o calendário 2019 do ParaPraia:5 de janeiro: Praia do Farol de Itapuã 12 de janeiro: Praia do Farol de Itapuã 26 de janeiro: Praia de Ondina 9 de fevereiro: Praia de Ondina 16 de fevereiro: Praia de Ondina 23 de fevereiro: Praia de Ondina  *com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier