Projeto Quabales inaugura Centro Cultural no Nordeste de Amaralina

Espaço será inaugurado na quarta-feira (10) com apresentação do grupo criado por Marivaldo Santos

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 15:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Tom Almeida/Divulgação

O grupo percussivo Quabales vai ganhar um espaço cultural no Nordeste de Amaralina nesta quarta-feira (10), às 18h. O evento para convidados terá apresentação do projeto anfitrião criado por Marivaldo dos Santos, percussionista baiano que faz parte do grupo americano Stomp. O lançamento do Centro Cultural do Projeto Quabales, criado por Marivaldo e Fernanda Mello, vai reunir integrantes e apoiadores do projeto social que tem na música e na arte as ferramentas para o combate às drogas e à violência nas comunidades de Salvador. No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o espaço será aberto ao público.

A história do Quabales nasceu quando o multi-instrumentista Marivaldo Santos, ainda jovem, foi para os Estados Unidos, em busca de novas oportunidades. Em Nova York, passou a integrar o elenco do Stomp que está em cartaz há mais de 20 anos na Broadway. A partir daí, com a esposa Fernanda Mello, ele quis trazer a experiência musical para sua comunidade, no Nordeste de Amaralina.

Com a ideia de compartilhar conquistas e experiências de vida com jovens que não tinham acesso a cultura e educação, nasceu o Quabales. O nome do projeto teve como inspiração um instrumento criado por Marivaldo Santos que tem o mesmo nome: “Qua”, pelo fato do instrumento ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um Timbales. 

O Quabales Show mistura a expressão do Stomp com o hip hop, o canto, o som eletrônico e os movimentos corporais. O grupo já se apresentou em grandes eventos como o Rock In Rio, no Brasil, e o Montreaux Festival, na Suíça.

Serviço O quê: Inauguração do Centro Cultural Quabales Quando: Quarta-feira (10), às 18h. Abertura para o público no dia 12 de outubro. Endereço: Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 07, Nordeste de Amaralina)Evento pra convidados (dia 10)