Projeto que vai regulamentar transporte por aplicativo será enviado este mês à Câmara 

Taxistas fizeram protestos para pressionar a Prefeitura 

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 6 de junho de 2018 às 20:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O projeto de lei a respeito da regulamentação de transportes por aplicativo na capital baiana será enviado ainda no mês de junho à Câmara Municipal de Salvador (CMS). A informação foi revelada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Motta, em conversa com a reportagem do CORREIO.

“O projeto estava com a Procuradoria para análise, mas já foi devolvido à Semob. Vamos discutí-lo com o prefeito para poder encaminhar à Câmara ainda em junho”, apontou o gestor. Na Câmara, o projeto tem que passar pelas Comissões e ser levado à plenário. Logo, o secretário apontou que não tem como prever quando o mesmo será aprovado. 

“Estávamos pensando até em fazer a regulamentação por decreto, mas em todas as cidade que se fez deste jeito, o decreto foi anulado”, pontuou. 

Protesto Na tarde desta quarta-feira (6), taxistas saíram em protesto pela cidade após o cancelamento de uma reunião entre representantes da categoria e o secretário de mobilidade urbana. Uma pequena confusão se formou em frente à Secretaria por conta da presença de motoristas de transporte por aplicativo, que foram convocados ao local por um vereador.  Taxistas queimaram pneus em protesto por causa de cancelamento da reunião na Semob. (Foto: Divulgação/ CTB)  Alegando questões de segurança, a Semob cancelou o encontro, o que irritou os taxistas, que queimaram pneus em frente à sede da pasta, em Amaralina. Eles exigiram a presença do secretário, que não atendeu ao pedido. 

“Quando a categoria soube do adiamento da reunião solicitou que o próprio secretário (Fábio Motta) descesse. Tem hora que eles não querem me ouvir, mas os gestores. Não machucamos ninguém. Os veículos foram desviados para pegar outras rotas”, contou um dos porta-vozes da Comissão de Taxistas da Bahia, João Adorno. 

Os taxistas saíram em carreata pela cidade, gerando engarrafamento em diversas vias da cidade, como a Rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, a Avenida Juracy Magalhães e a Av. ACM. Eles saíram em baixa velocidade em direção ao Shopping da Bahia, onde fizeram uma parada para convocar os motoristas que trabalham na região e seguiram para as imediações do Terminal Rodoviário de Salvador.  

Pressão “Os taxistas estão cansados. A gente tem uma lei aprovada há três meses (Lei Federal 13.640) que condiciona as Prefeituras a regulamentar e disciplinar os transportes por aplicativo. Desde então fizemos inúmeras reuniões com a prefeitura, só que até hoje não vimos esse documento pronto. A gente está cansado, não está conseguindo trabalhar”, comentou Adorno. 

Os motoristas de táxi reclamam da concorrência com os motoristas por aplicativo, que por não estarem regulamentados não pagam impostos, além da atuação de motoristas de transporte clandestino. 

Eles prometem outras manifestações nos próximos dias, inclusive uma para a manhã desta quinta-feira (7), porém não avisaram onde será o protesto. “Vamos continuar fazendo manifestações até sermos recebidos pelo prefeito”, comentou o porta-voz. 

Fábio Motta apontou que provavelmente os taxistas não serão recebidos mais pela Semob até o projeto de lei ser enviado para a Câmara devido ao tumulto que aconteceu na porta da secretaria nesta terça.