Projeto Segundou retorna falando de arte com Tarsilinha do Amaral

entretenimento
04.10.2021, 09:00:00
Joca Guanaes vai entrevistar Tarsilinha do Amaral nesta segunda (4) (Fotos de Divulgação)

Projeto Segundou retorna falando de arte com Tarsilinha do Amaral

Programa semanal no Instagram do CORREIO começa nova temporada nesta segunda (4), com Joca Guanaes conversando com a museóloga

O projeto Segundou, comandado pelo publicitário Joca Guanaes no Instagram do CORREIO, retorna nesta segunda (4), após um mês de intervalo em um ano de atividades, iniciadas com o intuito de trazer histórias positivas, de superação, solidariedade e inspiração durante a pandemia do coronavírus. 
Nesta segunda temporada, a Segundou passa a ser temática mensal.  O outubro, por exemplo, será das artes. A ideia foi experimentada antes do programa parar, em setembro, com o Agosto da Filantropia.

 Devidamente descansado e em Salvador, Joca Guanaes aproveitou para passar no Terreiro do Gantois e recarregar ainda mais as energias antes do retorno. O publicitário se diz animado para a segunda temporada e promete uma série de atualizações para manter o programa, que vai ao ar todas as segundas, sempre interessante e cumprindo o propósito de inspirar as pessoas. “A gente abre o outubro das artes com a Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da Tarsila. Neste ano o movimento modernista faz 100 anos e Tarsilinha vai contar a história da tia e como construir uma marca nacional e globalmente, além de como perpetuar essa marca”, adianta Joca.

Além de Tarsilinha, outubro terá a curadora e professora de produção em Artes Visuais, Denise Mattar, que foi diretora do Museu da Casa Brasileira e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, nos anos 1980, e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre 1990 e 1997. Desde então, se dedicou a trabalhar fazendo curadorias independentes no Brasil e exterior.

Doutora em Estética e História da Arte pela USP e especialista em arte produzida no Brasil no século XX, a professora Regina Teixeira de Barros será outra entrevistada no programa. Ela também tem uma forte ligação com a obra de Tarsila do Amaral, com destaque para sua atuação como curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2003 e 2015, onde realizou diversas exposições, entre as quais Tarsila Viajante (Pinacoteca e Malba, Buenos Aires, 2008), Willys de Castro (2012) e Arte no Brasil: uma História do Modernismo (2013).

“Estamos cheios de ideias novas, vamos voltar com muitas novidades, muitas coisas diferentes. As temáticas são a novidade mais forte, que vai guiar cada mês. O Agosto da Filantropia foi um teste bacana”, afirma Joca. Para fechar o outubro das artes, a entrevista será com o diretor institucional da Pinacoteca de São Paulo, Paulo Vicelli. Segundo Joca, o mês de novembro também já tem temática definida, que será o marketing. O motivo é a intensificação da reabertura do mundo e a ideia é falar sobre viagens, turismo e eventos.

Gerente comercial do CORREIO, Luciana Gomes elogiou muito a primeira temporada e disse que o programa foi importante para trazer um novo público para o CORREIO, ampliando os horizontes do veículo :“Joca mora em São Paulo há muitos anos, mas nunca deixou a Bahia. O conhecimento dele nesse universo da publicidade e o fato dele ser um amigo da Bahia e do mundo nos ajudou a trazer pessoas de diferentes estilos, modalidades e culturas para o Segundou e isso foi uma das coisas mais importantes”.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas