Protagonizado por Ricardo Darín, Neve Negra é o maior sucesso argentino da temporada

Drama com toque de suspense, filme conta a história do solitário Salvador (Darín), acusado de matar o irmão no passado

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 8 de junho de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

Ricardo Darín é Salvador no filme Neve Negra, homem que vive solitário na Patagônia (Foto:Divulgação)Lançado na Argentina em janeiro, dirigido por Martín Hodara e com formato de suspense e ação, o drama familiar Neve Negra já foi visto por mais de 600 mil pessoas no país vizinho. É a maior bilheteria do ano para uma produção local e reafirma que a força principal do cinema argentino atual está na qualidade dos seus roteiristas.

Coprodução entre Argentina e Espanha, Neve Negra tem como trunfo, além do bom roteiro, a presença de Ricardo Darín, 60 anos. Astro de produções famosas mundialmente, como O Segredo dos Seus Olhos, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, Darín é o único ator da América Latina que consegue atrair espectadores de diversos países.Dotado de grande magnetismo frente às câmeras, dessa vez Darín interpreta Salvador. Na adolescência, ele foi acusado de matar o irmão caçula durante uma caçada com a família numa montanha da Patagônia.Vivendo isolado há 30 anos na mesma cabana na montanha onde sua família costumava ir caçar, Salvador recebe a visita do irmão Marcos (Leonardo Sbaraglia), com a mulher Laura (Laia Costa).

O casal, que mora na Espanha, não é bem-vindo, ainda mais porque Marcos veio para convencer o ermitão Salvador a vender as terras que receberam de herança e que valem US$ 11 milhões, tendo recebido proposta de uma empresa canadense.Marcos e Laura, que está grávida, não compreendem a determinação de Salvador em não sair daquelas valiosas terras, em deixar a cabana onde vive em condições mínimas, caçando a própria comida. Com poucos personagens e direção segura, a narrativa de Neve Negra vai intercalando a tragédia do passado, via flashbacks, com o  encontro de Salvador, Marcos e Laura. 

Todo um suspense é construído para revelar o segredo que motivou a tragédia do caçula Juan há 30 anos. A questão maior da história, como acontece às vezes na vida, não é apenas você descobrir um segredo, mas a conveniência (ou não) de você continuar mantendo o fato em sigilo. Neve Negra é um projeto que demorou seis anos para ficar pronto. Em entrevista, Martín Hodara disse que a maior dificuldade da produção foi conseguir capital: “Quando finalmente estávamos na neve, gravando, ficamos muito felizes e mais nada foi difícil”. O esforço valeu a pena.Cotação: