Protesto de familiares de irmãos mortos pede júri popular para médica Kátia Vargas

O grupo foi acompanhado pela mãe dos jovens, a enfermeira Marinúbia Gomes. "Meu Natal vai ser sem meus filhos", lamentou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2013 às 18:14

- Atualizado há um ano

Um grupo de aproximadamente 40 pessoas realizou uma caminhada na tarde deste sábado (14), na Avenida Oceânica, em Ondina, para pedir que a médica Kátia Vargas vá a júri popular. Familiares e amigos dos irmãos Emanuel e Emanuelle, mortos em um acidente envolvendo a médica em outubro deste ano, levaram cartazes e faixas.O grupo foi acompanhado pela mãe dos jovens, a enfermeira Marinúbia Gomes. "Meu Natal vai ser sem meus filhos", lamentou. Eles caminharam da região do Cristo, na Barra, até a frente do Othon Palace, em Ondina, onde ocorreu o acidente. O grupo foi aplaudido e recebeu incentivo de pessoas que passavam pelo grupo. Eles utilizaram uma faixa da via. O Ministério Público (MP) denunciou Kátia Vargas à Justiça por dois homicídios, com os qualificadores da impossibilidade de defesa e perigo comum. A previsão é que, até o dia 19, o juiz decida se ela vai a júri popular.

Na manhã do dia 11 de outubro, Emanuel e Emanuelle morreram depois que a moto pilotada pelo jovem se chocou contra um poste da Avenida Oceânica, em Ondina. De acordo com o inquérito policial, o veículo de Kátia, um Kia Sorento, tocou na moto e provocou o acidente.  Médica foi ouvida em audiência (Foto: Almiro Lopes)“Ela disse que em nenhum momento o carro atingiu a moto. O que pode ter acontecido é que o rapaz da moto perdeu o controle indo de encontro ao poste”, disse o advogado da oftalmologista, Sérgio Habib.

Júri popular

O parecer elaborado pelo perito Ricardo Molina, contratado pela família da médica, entra no processo como uma assistência de defesa, que tem direito a um assistente técnico no caso.De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), o juiz Moacyr Pitta Lima Filho prometeu tomar uma decisão até o próximo dia 19, antes do recesso do Judiciário. Até lá, ele decide se Kátia vai ou não a júri popular e também se acata o mais novo pedido de habeas-corpus, feito pelo advogado Sérgio Habib.

“O juiz agora vai analisar as provas do processo e divulgar um parecer informando se ela vai ou não a júri popular. Se antes eu tinha 99% de certeza, hoje eu tenho 100%”, disse o promotor David Gallo, um dos representantes do Ministério Público no caso. O advogado da família dos irmãos Emanuel e Emanuelle, Daniel Keller, disse que o juiz afirmou, na mesa de audiência, que tomaria uma decisão até a próxima terça-feira, dia 17.

Após a audiência que durou cerca de 40 minutos, Kátia Vargas retornou ao Conjunto Penal Feminino, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde está presa desde o dia 17 de outubro.

[[saiba_mais]]