Prouni: inscrições encerram hoje

Estudantes fora do perfil podem cursar graduação com bolsas de estudos

Publicado em 29 de junho de 2018 às 14:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Estudantes interessados no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2018 que ainda não se inscreveram têm até hoje (29) para realizar o procedimento no site oficial do programa. São ofertadas mais de 170 mil vagas em aproximadamente 1,5 mil Instituições de Ensino Superior (IES) do país. No ato da inscrição, o candidato pode optar por até dois cursos em turnos e instituições do próprio interesse.

Até o final do período de inscrição Prouni 2018, o estudante pode alterar as escolhas no sistema. O resultado será anunciado na segunda (2), com a lista de aprovados na primeira chamada, segundo o Ministério da Educação (MEC). Aprovados na segunda chamada Prouni serão conhecidos no próximo dia 16.

Podem participar do Prouni apenas estudantes brasileiros, que não tenham curso superior e já tenham concluído o ensino médio - na rede pública ou, caso tenha sido bolsista integral, na rede privada. Professores da rede pública de ensino, deficientes físicos ou estudantes que tenham cursado parcialmente o ensino médio nas redes pública e privada também participam, desde que tenha sido bolsista integral.

Consequentemente, o perfil do candidato também é considerado para a concessão de bolsas. “Eu já conhecia o Prouni. Cheguei a tentar, mas não fui aprovado por estudar em escolas particulares”, relembra o estudante Lucas Dias Silvério, de 23 anos. Além dos critérios anteriores, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e ter alcançado nota média mínima de 450 pontos nas avaliações, além de não ter recebido nota zero na redação.

Por não se enquadrar nos critérios, Lucas precisou reconsiderar as opções para a graduação e, navegando na internet, conheceu o programa de bolsas de estudo com alcance nacional. “Pesquisei outros programas, mas contratei o Educa Mais Brasil porque foi o melhor desconto que consegui na época”, destaca. O programa dispõe de mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior e oferta bolsas de estudo com até 70% de desconto.

Atualmente, o estudante está no quarto semestre do bacharelado em Educação Física. “Descobri que me identifico com o curso. O que mais me chama atenção é trabalhar com esporte e lidar com o corpo humano” comenta.

Nota de corte Prouni 2018

Serão aprovados os candidatos que tenham pontuação acima da nota de corte de cada curso e estejam dentro do número de vagas disponíveis. A pontuação é atualizada diariamente e informa quais candidatos "estariam aprovados”, caso o processo seletivo fosse finalizado naquele momento, a partir de informações sobre modalidade de concorrência, quantitativo de bolsas e de candidatos inscritos.

O que é o Prouni 2018

Criado pelo Governo Federal, o Prouni oferta dois tipos de bolsas de estudo para graduações não gratuitas do país: integral, com desconto de 100% para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, e parcial, com desconto de 50% para quem comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Cronograma ProUni 2018.2

26/06 a 29/06 - Período de inscrições

02/07 - Resultado da 1ª chamada

02/07 a 10/07 - Comprovação de informações da 1ª chamada

16/07 - Resultado da 2ª chamada

16/07 a 23/07 - Comprovação de informações da 2ª chamada

30/07 e 31/07 - Prazo para participar da Lista de Espera

02/08 - Divulgação da Lista de Espera