PSDB não vai apoiar Bolsonaro nem Haddad e libera diretórios

Tucano que declarar algum apoio será em "caráter pessoal, não em nome do partido"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 19:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, informou nesta terça (9) que o partido não vai apoiar no segundo turno da eleição nem Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT). Afirmou também que independente de quem saia vencedor, os tucanos não farão parte do governo. O anúncio foi feito após a reunião da Executiva Nacional do partido, em São Paulo. Alckmin disputou pela segunda vez a eleição presidencial e ficou em quarto lugar, com 4,76% dos votos válidos.

De acordo com Alckmin, a cúpula do partido vai liberar os diretórios estaduais e filiados para fazerem suas próprias escolhas entre os dois candidatos. Ele disse que qualquer filiado do PSDB que anunciar apoio nesse segundo turno será em "caráter pessoal, não em nome do partido"."O PSDB decidiu liberar seus militantes e seus líderes. Não apoiaremos nem o PT nem o candidato Bolsonaro", afirmou.Alckmin disse ainda que o PSDB não se sente representado por nenhum dos dois candidatos. "Nós não nos sentimos representados nem por um nem pelo outro. Falamos isso a campanha inteira. Só estamos repetindo de forma coerente aquilo que nós falamos na campanha. [...] É evidente que o partido não estará em governo nenhum", declarou.

Nesta terça-feira, Alckmin disse que, na opinião dele, o PSDB deve fazer oposição a Haddad e a Bolsonaro."Aquilo que for interesse do país, o PSDB coerentemente apoiará. Agora, no segundo turno, nós não apoiaremos nem um nem outro. Eu, a exemplo do presidente FHC, a minha posição é nem um nem outro. Oposição aos dois. Posição minha, pessoal", declarou.O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro José Serra já anunciaram também que não irão apoiar ninguém na atual disputa. "As redes divulgam que apoiarei Haddad. Mentira: nem o PT nem Bolsonaro explicitaram compromisso com o que creio. Por que haveria de me pronunciar sobre candidaturas que ou são contra ou não se definem sobre temas que prezo para o país e o povo?", escreveu FHC. Serra, que é senador atualmente, também afirmou que não dará apoio aos candidatos. "Não tenho nenhuma disposição de apoiar nem o reacionarismo cultural do Bolsonaro nem mais uma aventura petista. Acho que a direção do PSDB deve seguir essa orientação. Nunca jogando no quanto pior melhor".