Psirico lançará música em homenagem a Moa do Katendê

O músico e capoeirista de 63 anos foi morto em outubro do ano passado em discussão por política

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 08:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

O cantor Márcio Victor revelou na madrugada deste dia 1º de janeiro, durante o Festival Virada Salvador,  que lançará uma música em homenagem ao mestre de capoeira Moa do Katendê. 

"No dia 4 de fevereiro eu lanço a música 'Moa do Katendê". No início, fiquei até com medo, pela história dele, de não ser justo ou de pensarem que eu estava querendo me aproveitar da situação. Mas ela diz assim: 'Moa vai ficar pra sempre no coração porque representa grandão', que é como a gente diz na favela'", afirmou Márcio.   

O artista Romualdo Rosário da Costa, 63 anos, conhecido como Mestre Moa do Katendê, foi morto com 12 facadas após uma discussão política em frente ao Dique do Tororó. O crime ocorreu no Bar do João, na localidade do Dique Pequeno, Engenho Velho de Brotas, onde a vítima bebia com um irmão e um primo, pouco depois da meia-noite do dia 8 de outubro. 

Discussão  Segundo o irmão da vítima, Reginaldo Rosário, 68, Moa estava bebendo com ele e Germinio, no Bar do João, quando o autor da facada começou a defender ideias do então candidato do PS, hoje o presidente eleito Jair Bolsonaro, e ouviu críticas do capoeirista. Reginaldo viu o irmão Moa ser esfaqueado após briga por motivação política (Foto: Marina Silva) "Moa ponderou que era negro e que o cara ainda era muito jovem e não sabia nada da história. Moa disse ainda que ele tinha consciência do quanto o negro lutou para chegar onde chegou e o quanto Bolsonaro poderia tirar essas conquistas se chegasse ao poder", disse Reginaldo.Ainda de acordo com o irmão da vítima, após a discussão acalorada, pediu que Moa ficasse calmo, no entanto, após a situação ter sido contornada, o autor da facada foi em casa, retornou com uma peixeira e atacou a vítima nas costas. "Foi tudo muito rápido", disse Reginaldo.

Filha do capoeirista, Somanair dos Santos, 35, conta que recebeu uma mensagem do pai nas primeiras horas da manhã do domingo (7) avisando que iria até sua zona eleitoral. Logo após a meia-noite, ela recebeu uma ligação de um parente avisando sobre o crime. Quando chegou ao bar, encontrou o pai ensanguentado e sem vida. Filha de Moa, Somonair já encontrou o pai morto e ensanguentado (Foto: Marina Silva) "O homem chegou com os ânimos exaltados e ele (pai) pediu para parar. Já estava tudo aparentemente cessado, mas ele chegou na covardia, esfaqueando meu pai sem defesa alguma. Não teve nenhuma defesa porque era um homem sem maldade", conta Somanair .