PT e PSD devem disputar a Assembleia em coligações diferentes

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

PT e PSD podem disputar as eleições para deputado estadual em coligações diferentes. O impasse entre as duas legendas levou os líderes da base do governador Rui Costa (PT) a decidirem que, em vez de formarem um chapão, as siglas terão três coligações para a Assembleia e três para a Câmara. Para o Congresso, petistas e pessedistas estarão juntos, mas na Assembleia devem sair separados. A separação é uma alternativa para a falta de consenso entre os líderes da base, especialmente pelo motim liderado por integrantes do PT, que resistiam em coligar com o PSD. A avaliação é que os pessedistas terão candidatos com maior densidade eleitoral, o que prejudicaria os petistas na coligação. 

Outras questões Para deputado federal, uma das três coligações fechadas é a de PDT Pros. As outras ainda não foram definidas. Outro impasse na base de Rui é quanto ao PCdoB, que deseja sair sozinho para deputado estadual, mas ainda não teve o aval de todos os líderes partidários. 

Protesto O desembargador Sérgio Cafezeiro pediu à Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) que faça um desagravo público contra o presidente da entidade nacional da categoria (Anamages), Magid Nauef, que defende o fim do quinto constitucional por entender que é preenchido por “advogados fracassados”. Cafezeiro, que entrou no Tribunal de Justiça pelo quinto, pediu ainda que seja enviado um ofício ao “agente agressor”. 

Mais um passo A companhia aérea norueguesa Norwegian, que negocia a operação de um voo entre Salvador e Londres, solicitou autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac)  para atuar no Brasil. Especializada em rotas de baixo custo, a empresa e a prefeitura  da capital baiana iniciaram as conversas para a implantação do voo em junho.

Virou réu O ex-prefeito de Gandu Manoel Dantas Cardoso se tornou réu na Justiça Federal por fraudes em licitações. A denúncia foi feita  pelo Ministério Público Federal em 2013. Ele já responde a outras seis ações pelo  mesmo motivo.

Segue preso O Superior Tribunal de Justiça concedeu, ontem, um habeas corpus para o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT), mas o político vai continuar preso. Isso  porque o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) decidiu, também ontem, manter a prisão do petista.  Acontece que o habeas corpus concedido se refere a uma ação diferente da julgada pelo TJ. Ele responde a três ações penais, todas por desvio de dinheiro  público."Será uma geração de jovens com formação precária e sem capacidade de desenvolver pensamento crítico. Não é aceitável que o conteúdo prioritário seja o Português e a Matemática. E as Ciências Sociais? E o debate em sala de aula?", Bacelar, deputado federal, do Podemos, ao criticar as recentes propostas do Ministério da Educação para uma nova Base Curricular Comum, especialmente nas possíveis mudanças para o ensino médioMemorial A prefeitura firmou um contrato de patrocínio com a Arquidiocese de  Salvador para a implantação de um memorial da Igreja Católica no Palácio da Sé, que  passa por obras de restauração. Segundo o secretário de Turismo, Cláudio Tinoco (DEM), o investimento será de R$ 510 mil."Com o teto de orçamento previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, os programas de incentivo à pesquisa serão gravemente impactados no país", Alice Portugal, deputada federal, do PCdoB, ao afirmar que, segundo o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), será suspenso o pagamento de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019, atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores