PT mostrará programa de governo a Lula em agosto

Antes da apresentação oficial ao candidato, o programa será submetido à aprovação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2018 às 02:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

O Partido dos Trabalhadores (PT) deverá apresentar o seu programa de governo na corrida ao Palácio do Planalto, em 15 de agosto, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da legenda. A informação foi confirmada ontem pelo economista, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e responsável pelo programa petista, Márcio Pochmann.

Ainda segundo ele, antes da apresentação oficial ao candidato, o programa será submetido à aprovação do PT, em 19 de julho. Ainda sendo construído, o programa do PT, explicou o economista, contou na primeira fase de elaboração com participação da ex-presidente Dilma Rousseff, que contribuiu com a fase de avaliação e autocríticas sobre os 13 anos de governo do PT à frente da Presidência da República.

 “Autocríticas, de certa forma não são muito comuns na nossa recente democracia. Humildemente, isso nos permitiu escolher melhor os caminhos a serem seguidos numa eventual nova experiência de governo”, disse Pochmann durante evento para empresários.

O programa ainda não tem estratégias 100% definidas sobre vários temas, admitiu o economista e professor da Unicamp. Pochmann adiantou, no entanto, que o programa não vai se basear em teorias frias e que, a ideia é que um próximo governo petista focará no processo de globalização.

 “O programa pretende focar em soluções para tirar o Brasil da recessão”, disse. “O Brasil não poderá continuar a se comportar como se fosse uma ilha. Terá que ser uma economia que olhe para o desenvolvimento do país, da América Latina e que esteja conectado com o que acontece no resto do mundo”.