PT, PSD e PR emperram montagem do secretariado de Rui

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Rachas e indefinições no PT, PSD e PR são apontados por cardeais da base como principais entraves à conclusão das mudanças no secretariado do governador Rui Costa. Entre os petistas, o conflito maior gira em torno da Secretaria de Cultura. Grande parte da sigla defende a nomeação do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, mas enfrenta resistência na ala ligada ao deputado estadual Rosemberg Pinto, que reivindica a permanência da atual secretária, Arany Santana. No PSD, a dificuldade é achar um quadro de confiança do senador Otto Alencar para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, após a recusa dos deputados federais Sérgio Brito e Charles Fernandes, mas Otto garantiu a Rui que encontrará um nome até a próxima terça-feira.Bate-cabeça No PR, a divisão se dá entre o ex-deputado federal José Carlos Araújo e o deputado federal José Rocha. O primeiro apoia o empresário Fausto Franco, marido da apresentadora Astrid Fontenelle. O segundo, o ex-presidente da Abrasel, Luiz Henrique Amaral.

Tanque furado A sociedade entre o empresário Latif Abud e o deputado federal Leur Lomanto Júnior (DEM) em um posto de combustíveis situado no aeroporto de Salvador virou fonte de dor- de-cabeça para os dirigentes da Vinci, companhia francesa que detém a concessão para operar o terminal. Com o fim do contrato do posto previsto para março deste ano, a Vinci iniciou consulta ao mercado na tentativa de atrair novos interessados em explorar o estabelecimento, mas foi impedida  por decisão da Justiça baiana, a pedido dos advogados que representam Latif e Leur Júnior.

Queda de braço Inicialmente, o acordo para exploração do posto, firmado em 1998, tinha prazo de dois anos, mas foi estendido para 20 anos por decisões da Justiça e aditivos concedidos pela Infraero. Perto de vencer o prazo contratual, os direitos sobre a área deram origem  a uma guerra judicial entre a Vinci e a Eco Posto 3L, controlada por Latif Abud. Ex-executivo da OAS, o empresário virou inimigo do empreiteiro Zuleido Veras, de quem foi sócio na construtora Gautama, alvo da Operação Navalha, a partir de informações fornecidas pelo próprio Abud.

Estado insalubre A Bahia foi campeã entre os estados nordestinos com maior número de irregularidades em saúde e segurança do trabalho no ano passado. No total, foram identificados 8.533 casos nas inspeções realizadas pelo Ministério do Trabalho em 2018. Em segundo, vem o Ceará (8.128), seguido por Pernambuco (5.744), Rio Grande do Norte (5.297), Piauí (3.884) e Maranhão (3.310). Na ponta de baixo da tabela, estão Paraíba (2.958), Sergipe (2.069) e Alagoas (1.513), estado do Nordeste com a menor quantidade de irregulares detectadas.

Piada pronta Parlamentares baianos e assessores políticos ficaram surpresos ontem ao acessar a lista de wifi na Câmara. Entre as redes disponíveis, uma delas tinha o seguinte nome: “Lula tá preso babaca”.Essa sessão deveria ser encerrada e convocada uma seguinte na segunda para  escolha do presidente da Casa. Até porque  nossas famílias estão aqui nos aguardando pra comemorar Angelo Coronel, senador pelo PSD da Bahia, que já no primeiro dia de mandato solicitou o encerramento da sessão de ontem, voltada à escolha do novo presidente do Senado, para que ele  pudesse festejar a posse