Publicação aborda a importância da participação das mulheres na democracia brasileira

Livro será lançado no dia 01, na sede da Assembléia Legislativa, e traz doze ensaios que abordam os enfrentamentos de gênero que acompanharam a gestão da presidenta Dilma Rousseff

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2018 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP PHOTO / Miguel Schincariol

Refletir sobre gênero no Brasil e a importância da participação das mulheres para o amadurecimento da democracia brasileira. Essa é a proposta do livro “O Golpe na perspectiva de Gênero”, organizado pela professora Linda Rubim e a jornalista Fernanda Argolo, ambas pesquisadoras do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA (CULT).

A publicação será lançada no dia 1º de março, na Assembleia Legislativa da Bahia, e é formada por doze ensaios que abordam os enfrentamentos de gênero que acompanharam a gestão e a crise do mandato da presidenta Dilma Rousseff, as reações das mulheres à sua destituição; e os impactos do impeachment para a participação política das mulheres no Brasil. O livro destaca ainda como o processo histórico de inserção das mulheres ao espaço político tem sido marcado por uma dinâmica de avanços e retrocessos. As autoras recuperam o debate sobre o que é ser político na conjuntura brasileira e porque Rousseff foi considerada uma mulher fora de seu lugar. A representação estereotipada da presidenta pela mídia e a banalização do debate sobre as mulheres em locais de poder é um dos pontos altos do título, que recupera os episódios de sexismo que marcaram a gestão de Rousseff.   Entre as autoras estão nomes como Olivia Santana, as professoras Céli Regina Jardim Pinto (UFRGS), Clara Araújo (UERJ), Flávia Biroli (UNB), Mary Castro (FLACSO), Márcia Macedo e Maíra Kubik (UFBA)e a filósofa Márcia Tiburi (Foto: Reprodução) Entre as autoras, estão as ex-ministras da pasta das mulheres Nilma Lino Gomes e Eleonora Menicucci, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olivia Santana (PCdoB – BA), as professoras Céli Regina Jardim Pinto (UFRGS), Clara Araújo (UERJ), Flávia Biroli (UNB), Mary Castro (FLACSO), Márcia Macedo e Maíra Kubik (UFBA), a filósofa Márcia Tiburi, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ) e a gestora cultural Cláudia Leitão.  

O aumento do conservadorismo no Congresso Nacional com ataques diretos ao debate sobre gênero e projetos de lei que restringem o direito das mulheres foi outro aspecto enfatizado pelas autoras, especialmente, porque a redução de mulheres nos cargos do primeiro escalão do Executivo foi uma das primeiras medidas do governo Temer, associada ao desmonte da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O orçamento para as ações de combate à violência contra a mulher foi reduzido em 74% entre 2016 e 2017. São destaques ainda da publicação as análises sobre o impacto das reformas trabalhista e previdenciária para as brasileiras, em especial as trabalhadoras domésticas. 

 

Serviço:

Lançamento Livro “O Golpe na perspectiva de Gênero”

Data: 01/03/2018

Local: Assembleia Legislativa da Bahia

Horário: 14h30

Preço livro: R$30,00

Lançamento livro “O Golpe na perspectiva de Gênero”

Editora: Edufba

Ano: 2018

197 páginas