Público do Fórum Agenda Bahia 2018 tem aula prática de programação

Atividade consistiu em colocar um semáforo em funcionamento

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Você já pensou em como um semáforo funciona? Vermelho, amarelo e verde é o básico. Mas, e como os comandos são realizados durante todo o dia? Participantes do seminário Humanize[se], que encerrou o Fórum Agenda Bahia 2018, tiveram a oportunidade de iniciar o aprendizado sobre programação e robótica na prática, nesta quarta-feira. 07. Primeiro um pisca-pisca e, em 30 minutos, Anderson Paulo da Silva, coordenador pedagógico do Núcleo Avançado em Educação (Nave) de Recife (PE), conseguiu ensinar a um grupo de aproximadamente 60 pessoas leigas na programação como colocar um semáforo em funcionamento em sua oficina. Nas mãos, apenas um computador, uma placa Arduíno e seus componentes e, fiat lux (fez-se a luz, em latim). 

“O objetivo logo de cara foi desmistificar os conceitos de que programação, automação e eletrônica são difíceis. A ideia é dar um 'start' para mostrar que o que fizemos não é nenhum monstro de sete cabeças”, afirmou Anderson. O Nave é um programa de Ensino Médio Integrado Profissionalizante que oferece cursos de programação e roteiro, desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco.

A advogada Eglantine Nunes, 39, foi ao Agenda Bahia justamente para acompanhar a oficina. Ela afirmou que já havia participado de outros eventos sobre robótica e que queria aprender mais na prática. “Eu achei muito interessante porque aqui eu tive a prática de verdade. Tive que dar os comandos, rodar o programa, conectar os componentes na placa e fiz o semáforo funcionar. Quero estudar ainda mais para colocar outras soluções em prática”, disse.

O coordenador afirmou que o grande objetivo é que as pessoas saíssem do Agenda Bahia pensando em soluções diversas. “Espero que elas tenham a curiosidade e comecem a programar outras coisas. Pensar ‘como eu faço para a luz acender automaticamente quando eu entrar no meu quarto?’, por exemplo. Despertar a curiosidade foi a meta”, disse.

Além do pisca-pisca e do semáforo, outras soluções podem ser realizadas rapidamente com programação e automação, como por exemplo o funcionamento de cancelas, sistemas detectores de movimento, portas automáticas, dentre outros. “Até pouco tempo o ônibus só aceitava dinheiro. Atualmente esse processo também é automatizado. E aí eu pergunto: ‘será que é difícil?’ E já respondo: com certeza, não!”, ressaltou.

"Programe para não ser programado. Não estou querendo dizer que a inteligência artificial vai substituir o homem, mas são conhecimentos que temos que saber usar para o nosso dia a dia das atividades. O que a juventude precisa é saber que computação, tecnologia é um meio, não um fim. E pode ser aplicado a qualquer área", acrescentou.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da VINCI Airports.