Putin admite falhas em sistema antidoping do esporte russo

A cidade de Krasnoyarsk vai sediar os Jogos Universitários de Inverno em 2019

Publicado em 2 de março de 2017 às 08:40

- Atualizado há um ano

Presidente da Rússia, Vladimir Putin visita cidade de Krasnoyarsk (Foto: Aleksey Nikolskyi/ AFP) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu que os sistemas de controle antidoping do país falharam, mas reiterou que Moscou jamais teve um sistema estatal de apoio para tornar os atletas mais competitivos por meio de substâncias químicas.

“O sistema de controle antidoping que tínhamos não funcionou e é nossa culpa. Temos de admitir isso e dizer abertamente”, afirmou. Putin fez o mea-culpa na cidade siberiana de Krasnoyarsk, que sediará em 2019 os Jogos Universitários de Inverno.

O chefe do Kremlin disse confiar que o Comitê de Instrução da Rússia levará até o final as investigações para descobrir os culpados nos casos de dopagem. Ao mesmo tempo, porém, reiterou que na Rússia “nunca existiu e nunca existirá um sistema estatal de apoio à dopagem”.

Em 7 de dezembro do ano passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) prolongou as sanções por doping contra a Rússia, adotadas após a publicação de um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) que revelava a existência no país de um sistema para aumentar a performance de atletas com a participação de instituições estatais. O escândalo, descoberto meses antes, fez com que a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) banisse a participação da equipe russa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.