Putin explica Euro na Rússia mesmo com aumento de casos de covid

Algumas partidas do torneio estão sendo realizadas em São Petersburgo, que passa por uma terceira onda da doença

Publicado em 30 de junho de 2021 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Sergei Savostyanov/SPUTNIK/AFP

Uma polêmica tomou conta na Rússia e em toda a Europa nos últimos dias por conta da realização de jogos da Eurocopa no país mesmo com o aumento de casos de covid-19. Nesta quarta-feira (30), o presidente Vladimir Putin tentou explicar as razões de nada ter sido feito até o momento para adiar ou transferir partidas da cidade de São Petersburgo, a segunda maior da Rússia e sede da competição continental.

"Diante de tudo (acordado com a Uefa), estamos obrigados a cumprir os compromissos assumidos como Estado de organizar estes importantes eventos esportivos", afirmou Putin em um programa de TV russo.

Desde o início da segunda metade deste mês, coincidindo com a realização de jogos da fase de grupos da Eurocopa, a cidade de São Petersburgo está passando por uma terceira onda de casos do novo coronavírus, principalmente com a variante Delta (indiana)

No total, a Rússia teve mais de 21 mil pessoas diagnosticadas com a doença nas últimas 24 horas, sendo 1.503 somente em São Petersburgo. O país somou um novo recorde de mortes, com 669 no último dia.

As autoridades sanitárias da Finlândia, por exemplo, detectaram 80 casos positivos de covid-19 entre os torcedores finlandeses que foram testados na fronteira no regresso de São Petersburgo, onde o país nórdico disputou sua última partida pela fase de grupos da Eurocopa contra a Bélgica.

O estádio Krestovsky receberá nesta sexta-feira (2) o seu último confronto na competição. Será o duelo entre Suíça e Espanha, às 13h (de Brasília), pelas quartas de final.