Quadrilha usava condomínio do Minha Casa, Minha Vida para esconder carga roubada no Rio

Em megaoperação, polícia do Rio de Janeiro buscou irregularidades no conjunto nesta quinta-feira (9)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de março de 2017 às 23:21

- Atualizado há um ano

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta quinta-feira (9) a Operação Facho de Luz para apreender cargas roubadas que estavam escondidas no Conjunto Habitacional Guadalupe, na zona norte do Rio. O condomínio integra o Programa Minha Casa, Minha Vida.  Foi necessário uma mega operação nesta quinta, envolvendo quatrocentos agentes para tentam cumprir 89 mandados de busca e apreensão.

Desde a inauguração, em 2015, o conjunto foi alvo de ações de criminosos da região. Os bandidos abriram um buraco no muro e passaram a circular livremente pelo conjunto habitacional, intimidando moradores com o uso de armas pesadas e expulsando-os dos apartamentos.

A ação desta quinta-feira é consequência de um inquérito que investiga se pessoas que ocupam irregularmente o conjunto habitacional estão envolvidas em tráfico de drogas e também em roubos de cargas. A Polícia Civil estava munida de mandados de busca e apreensão para entrar nos imóveis. Um motorista de caminhão de carga e seus ajudantes, que eram mantidos reféns, foram libertados na operação.

Além da presença de bandidos no condomínio, os policiais fizeram um levantamento para identificar outros moradores que estivessem morando nos apartamentos de forma irregular. A medida facilitará uma ação de reintegração de posse por parte da Caixa Econômica Federal.

A Caixa informou, em nota, que está colaborando com as autoridades para garantir o cumprimento da decisão judicial e esclarece que atua visando à preservação do direito dos beneficiários devidamente selecionados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. O Residencial Guadalupe tem 240 unidades e foi entregue em junho de 2015.