Quais as chances do Bahia de Feira de ter o segundo título estadual?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2019 às 09:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Conseguirá o Bahia de Feira produzir a façanha de conquistar o segundo título estadual em menos de dez anos? Cairá o raio duas vezes no mesmo lugar? Em 2011, a equipe treinada por Arnaldo Lira e comandada por Jair e João Neto desbancou o Vitória dentro do Barradão e interrompeu a hegemonia rubro-negra, que durava desde o título de outra agremiação do interior, o Colo Colo, campeão em 2006.

A tarefa é árdua, é claro. O Bahia tem a seu favor o peso da camisa, um elenco mais qualificado e o apoio da torcida, que certamente encherá a Arena Fonte Nova no domingo. Mas quem duvida? Pelo que fez o Tremendão na partida de ida, no Joia da Princesa, e ao longo do campeonato, o título estadual seria justíssimo. Sob o comando de Barbosinha, a equipe de Feira de Santana é extremamente organizada e mostrou isso mais uma vez ao colocar o adversário em apuros em diversos momentos da partida.

Arrisco dizer, inclusive, que o empate em 1x1 saiu barato para o xará tradicional. Depois de expor a fragilidade do sistema defensivo do adversário com inteligência e talento individual, o Bahia de Feira controlou a partida e esteve o tempo inteiro mais perto de marcar o segundo do que de sofrer o empate. E até chegou, de fato, a marcar, só que o gol foi anulado corretamente pelo árbitro de vídeo. Seria uma vantagem e tanta.

A expulsão de Gabriel Bispo deixou o Tremendão vulnerável. O castigo foi o gol de empate no apagar das luzes. E só não foi maior porque, debaixo das traves, há um gigante chamado Jair. Ano após ano, o goleiro mostra uma segurança que impressiona. E aí fica a pergunta: será que o camisa 1, ao longo da carreira, não mereceu um espaço maior em um dos grandes do estado? Jair foi contratado pelo Bahia após o título baiano de 2011, porém jamais recebeu oportunidade com a camisa tricolor. E hoje, olhando as opções para o gol da dupla Ba-Vi, não seria loucura pensar que o jogador de 39 anos poderia tranquilamente fazer parte de um dos elencos.

A boa campanha do Bahia de Feira é excelente para o futebol baiano, tão carente de equipes do interior que cheguem fortes e batam de frente com a dupla da capital. Em um ano atípico para o Vitória, em que absolutamente tudo deu errado, o Tremendão cumpriu bem seu papel, tanto que está invicto nos confrontos contra a dupla Ba-Vi – empate diante do Vitória e um triunfo e outro empate diante do Bahia.

Favoritismo do Esquadrão Embora tenha decepcionado seu torcedor ao longo dos primeiros meses do ano, o Bahia continua sendo favorito à conquista do Estadual. Para isso, Roger precisará fazer com que a equipe jogue bola, algo que não tem acontecido com frequência em 2019. Exceto por lapso de consciência ou outro na temporada, o time mostra as mesmas dificuldades para construir o jogo e chegar ao gol do adversário. Mas, convenhamos, com o bom elenco que tem em mãos, de longe o melhor do futebol baiano, não surpreenderia que o encaixe acontecesse na hora “H”. Todo atleta gosta de jogo grande.