Qual a capacidade de um tanque de combustível de um avião de carreira?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Qual a capacidade de um tanque de combustível de um avião de carreira, e como é feito o controle do consumo de uma viagem Salvador - São Paulo? (F. Carvalho - Salvador/BA)

 A capacidade de um tanque de um avião comercial varia, e muito. Por exemplo, um Airbus A330 pode levar até 105.000 kg de combustível, sendo que um Airbus A320, que é o mais usado nas rotas domésticas no Brasil, tem peso máximo de decolagem de 77.000 kg, incluindo o peso do avião, da tripulação, passageiros, combustível e etc. No caso do Airbus A320, que é o mais comum nas rotas de Salvador para São Paulo, a capacidade máxima é algo em torno de 19.500 kg, podendo variar com a densidade do combustível, já que trabalhamos com unidade de massa e não de volume, como litros. O controle do combustível é feito pela navegação de acordo com o plano de voo. Recebemos, antes de iniciarmos um voo, um plano de voo com todas as posições ao longo da rota, e a quantidade de combustível esperada em cada uma delas. Aí é só conferir ponto a ponto.

Se um avião estiver decolando no peso máximo permitido e logo em seguida da decolagem, um dos dois motores falhar, o avião poderá voar? (J. Carvalho - Dourados/MS)

Antes   de qualquer decolagem é necessário se fazer um cálculo de performance, levando em conta todas as variáveis como temperatura, pressão, peso, meteorologia, etc. Uma vez concluído este passo, estamos garantindo que o avião não só vai voar como também vai ser capaz de evitar os obstáculos.