Qual a forma mais simples e eficiente de monitorar gastos?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Edísio, qual a forma mais simples e eficiente de monitorar meus gastos? Erica Lima 

Olá Érica. Controlar e monitorar o orçamento é um dos principais desafios para quem quer se organizar financeiramente e é a melhor forma de conseguir o resultado esperado. O primeiro passo para ter um bom controle financeiro é fazer o diagnóstico e conhecer para onde vai cada centavo, e o segundo, e não menos importante, é montar e monitorar as despesas mensais. Para fazer com eficiência e motivação, encontre a melhor forma e uma ferramenta que lhe deixe confortável, seja a anotação simples numa caderneta, por uma planilha financeira, ou utilizando os diversos aplicativos de finanças disponíveis. Essa última opção tem uma vantagens interessantes, é possível ter as despesas e receitas lançadas no aplicativo online e quando o gasto for feito já atualiza automaticamente o seu sistema, isso dá uma liberdade bacana para realizar as atividades e acompanhar os gastos, basta criar uma periodicidade para isso, que pode ser diária, semanal ou mensal, a que ficar mais confortável para você. Dessa forma, terá à sua mão todas as informações que precisa para controlar os seus gastos e ter sucesso financeiro. 

Como definir prioridades com uma renda que caiu pela metade? Anônimo 

Olá Anônimo. A redução da renda nos tira da zona de conforto, obrigando a encontrar caminhos para organizar as contas e passar por essa fase delicada. E nem sempre é possível fazer tudo que está no manual, pois cada família tem uma realidade diferente e é por isso que nesse momento a boa e velha criatividade conta muito. É fundamental que conheça a sua estrutura de gasto para que possa interferir nos números de maneira objetiva para conseguir pagar as contas mesmo com a redução da renda. As prioridades precisam ser definidas, e é algo muito peculiar, cada pessoa ou família tem uma forma de definir prioridades, mas, em linhas gerais, os gastos com alimentação e saúde são os mais essenciais. Havendo uma redução na renda, o primeiro passo é garantir recurso para os gastos mais essenciais, como citei, após essa etapa, observe os outros itens do orçamento que são importantes, como aluguel, contas de consumo e dívidas. Busque a melhor forma de negociar uma redução no valor ou prorrogação no prazo de pagamento, são formas de reduzir o compromisso mensal até que a renda da família volte ao normal.

Tem dúvidas sobre finanças pessoais? Mande um e-mail para [email protected]