Cartas embaralhadas: qual o time de futebol mais forte do mundo?

herbem gramacho
13.09.2018, 05:00:00
Atualizado: 13.09.2018, 09:41:39

Cartas embaralhadas: qual o time de futebol mais forte do mundo?

A principal competição de clubes do planeta começa pra valer na próxima terça com um mistério a ser desvendado: qual é o time mais forte da Europa – e quase certo que também do mundo - após a saída de Cristiano Ronaldo do Real Madrid?

As cartas parecem mais embaralhadas. O Real Madrid perdeu a cereja do bolo e, com ela, seu codinome galácticos até perde a razão de ser. Como pode o maior clube do futebol mundial não ter nenhum dos atacantes mais badalados do momento? CR7, Messi, Neymar, Lewandowski, Harry Kane, Hazard, Suárez... nenhum sequer.

Se ganhar a Liga dos Campeões da Europa três vezes seguidas foi uma missão árdua (e incrível), vencer mais uma sem o grande craque da companhia é ainda mais, apesar de Marcelo, Kroos e Modric continuarem por lá.

Ficará então com o Barcelona o posto de melhor da atualidade? Não necessariamente. Apesar do encanto pela sua filosofia de jogo, o Barça parou nas quartas de final da Champions nas últimas três edições, o que não pode ser desprezado. É muito pouco para o time de Messi, que ao longo dos anos recentes viu Xavi, Daniel Alves, depois Neymar e por último também Iniesta deixarem a Catalunha. Ainda é um timaço, porém com ressalvas.

Cristiano Ronaldo tem sido mais decisivo do que Messi nos últimos dois anos, mas tanto ele quanto o argentino só se mantiveram no ápice da excelência porque contavam com dois times também de excelência ao redor, com coadjuvantes de altíssimo nível. Isso o Barça perdeu e vem investindo para recuperar, com Coutinho, Vidal, Arthur entre as boas contratações que a equipe fez.

A saída de CR7 do Real Madrid pode ter aberto o leque para um novo ciclo, em que as forças do futebol europeu e mundial podem se deslocar da Espanha para qualquer lugar. Talvez para a Inglaterra, onde Guardiola mais uma vez precisa dar um passo além das fronteiras caseiras com o Manchester City e onde o surpreendente Liverpool, de Jurgen Klopp, ou ainda o Chelsea e o emergente Tottenham podem aprontar. Talvez para a Alemanha, onde o Bayern reina em voo solo, já um pouco cansado de guerra. 

Por último, também para a França. Esta temporada de mudança pode representar a grande chance que Neymar vislumbrou ao trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain. Com Cavani, Mbappé, Daniel Alves e Buffon, o PSG vai se encorpando na tentativa de subir de patamar. Ganhou experiência nos últimos anos e vai tentar dar o pulo do gato mais uma vez. Não é favorito, mas sem a combinação do melhor jogador do mundo no melhor time do mundo, a distância ao topo diminui. Tudo pode acontecer.

Aos 26 anos, o craque brasileiro tem o desafio de fazer seu nome ser lembrado novamente pela técnica, pela magia, pelo talento de jogar futebol, e apenas por isso. E não é com o modesto Campeonato Francês que ele irá conseguir. A Liga dos Campeões da Europa é, para Neymar, mais do que uma oportunidade; é também uma necessidade urgente de recuperar o prestígio que ele perdeu na Copa do Mundo. Não há palco melhor para um astro pop voltar a brilhar.

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-a-sair-apaga-a-luz-do-othon-hotel-ja-esta-sem-nenhum-hospede/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/piloto-alema-de-17-anos-sofre-acidente-grave-e-sera-operada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/