Qual o melhor investimento para a aposentadoria?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 27 de maio de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Edísio, tenho 30 anos e estudo contratar uma previdência privada pensando na minha aposentadoria. Queria que você explicasse melhor, que mudanças a reforma pode trazer e indicasse uma boa aplicação que garanta uma aposentadoria tranquila. Rafael Nunes

Olá Rafael. Sua pergunta é muito oportuna e relevante, principalmente porque atualmente vivemos cercados de incertezas, contudo, a realização de um bom planejamento de aposentadoria é o primeiro passo para obtenção de sucesso nessa área. Considerando que a perspectiva de aposentadoria é com 65 anos, você tem tempo suficiente para realizar um planejamento adequado aos seus projetos de vida e chegar no momento de se aposentar independente financeiramente. O primeiro passo é definir qual a renda desejada quando se aposentar e qual o seu potencial de poupança atual, com isso saberá quanto deverá reservar por mês para chegar ao objetivo, e quanto pode investir nesse projeto. Com isso, busque produtos financeiro de longo prazo, pode ser uma previdência privada que lhe ofereça uma rentabilidade coerente com o prazo do investimento, que é longo, sem que acumule um nível de risco alto, até porque não vamos arriscar sua aposentadoria. Quanto antes começar a investir, menor será o esforço mensal para uma aposentadoria plena. Agora é ter foco e dedicação para acumular o máximo de patrimônio possível, pois não temos ideia do que irá acontecer com a previdência oficial, o que torna esse seu projeto ainda mais relevante.   

Vale a pena investir em ações? Como ganhar dinheiro?  Murilo Lima

Olá Murilo. Investimentos em renda variável são sempre mais arriscados do que os tradicionais fundos de renda fixa. Porém, quando se busca um retorno maior são nos fundos de ações e outros produtos dessa característica que iremos encontrar, sempre com a premissa da análise da relação Risco e Retorno. Investimentos mais conservadores irão preservar seu patrimônio, lhe oferecer um ganho real um pouco acima da inflação, mas para potencializar os ganhos financeiro e acelerar o aumento patrimonial, mesclar com renda variável é fundamental, contudo, é preciso analisar os riscos e fazer os investimentos de acordo com o seu perfil. Ter sempre em mente que rentabilidade passada não garante a retorno futuro e que se trata de um mercado muito volátil e sensível a qualquer mudança na politica ou na economia. Portanto, ao escolher caminhar por modelo de mercado, tenha sabedoria para decidir, estude bastante e se precisar procure a ajuda de um especialista para evitar colocar em risco o seu patrimônio. 

Qual o melhor tipo de investimento no Tesouro Direto? Luiz Felipe

Olá Luiz. Os produtos disponíveis no Tesouro Direto possuem características distintas para se adequar à estratégia de cada investidor. Se trata de Títulos Públicos do Governo, utilizados para captação de recursos e em contrapartida remunera no médio e longo prazo. Não existe produto melhor ou pior, vai depender de seus projetos em relação à utilização desse recurso. Se quiser se proteger, as opções de pós-fixado são mais adequadas, porque garantem um ganho real, independentemente do que ocorra na economia. Já os pré-fixados permitem ao investidor saber quanto terá de resultado no momento da contratação, mas em caso de instabilidade econômica, principalmente com aumento da inflação, o Título não vai acompanhar e o seu ganho real pode ficar comprometido. Tudo é uma questão de estratégia, por isso é muito importante conhecer as suas para ser assertivo na escolha.