Quatro empresas arrematam lotes de exploração de petróleo e gás na Bahia

Em julho de 2017, a bacia produziu 31.688 barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 12:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: EBC/Divulgação

A Bacia do Recôncavo teve sete blocos arrematados na 14ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizada nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. O bônus de assinatura total arrecadado com a concessão desses blocos foi de aproximadamente R$ 1,9 milhões. O investimento mínimo previsto para a bacia é de cerca R$ 6 milhões. Na rodada, foram oferecidos 27 blocos terrestres na Bacia do Recôncavo, localizada na Bahia.

As bacias foram arrematadas pelas emrpesas Petroil, Tek, Guindastes Brasil e Great Energy.  A Bacia do Recôncavo é classificada como madura, ou seja, já foi densamente explorada e oferece oportunidades às empresas de pequeno e médio porte nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. Em julho de 2017, a bacia produziu 31.688 barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.  

Ao todo, na 14ª Rodada de Licitações, foram ofertados 287 blocos em 29 setores de nove bacias sedimentares, totalizando área de 122.615,71 Km2. Além da Bacia do Recôncavo, estão sendo oferecidos blocos nas bacias do Parnaíba, Pelotas, Potiguar, Santos, Paraná, Espírito Santo, Sergipe-Alagoas e Campos. "O certame tem por objetivos ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural, ampliar o conhecimento das bacias sedimentares, descentralizar o investimento exploratório no país, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda", disse a ANP, em nota.