Quatro feridos por ataque com facão na Boca do Rio estão no HGE

Agressor foi detido por ação de homens da Guarda Municipal

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 31 de dezembro de 2018 às 09:00

- Atualizado há um ano

Quatro homens deram entrada no Hospital Geral do Estado da Bahia (HGE) na noite desse domingo (30) depois de terem sido esfaqueados por um homem que conseguiu entrar armado no Show da Virada Salvador que acontece na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio.  

De acordo com informações registradas no boletim de ocorrência do Posto da Polícia Civil da unidade de saúde, as vítimas foram atingidas durante a realização do show da banda La Fúria. O suspeito, que foi identificado como Vicente da Silva Paixão, conseguiu entrar na arena com um facão e, em certo momento da festa, utilizou a arma para ferir os homens que estavam ao seu redor. 

Ainda de acordo com o informações do boletim, nenhuma das vítimas conheciam o agressor. Eles também não souberam informar a motivação do crime. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), é possível que o homem tenha acessado a festa portando a arma antes da abertura dos portões, quando é feita uma vistoria pela Polícia Militar.

Vítimas Igor Antônio Oliveira dos Santos, 23 anos, deu entrada no HGE com lesão no braço esquerdo. Lucas Santos, que não teve a idade informada, foi ferido no braço direito e mão esquerda. Vinicio Ranieri Menezes Santos, 18, foi atingido no braço esquerdo e mão direita. Já Davi Ribeiro de Jesus, 18, foi socorrido depois de ser atingido na mão esquerda e queixo. Duas das vítimas moram em Lauro de Freitas, uma em Coutos e outra no Bairro da Paz. Não há informações sobre o estado de saúde deles. 

O agressor antingiu ainda uma outra pessoa que foi atendida na própria arena em um módulo de saúde. Ele teve alta médica logo após os primeiros socorros, não sendo necessário sua transferência para um hospital. O suspeito também ficou ferido. Após ser atendido ele foi apreendido pela Polícia Civil e permanece em custódia. 

A arma, ainda segundo a GCM, desapareceu no meio da confusão, mas guardas realizaram buscas para localizar o facão. "O uso das câmeras de monitoramento foi fundamental para que a Guarda entrasse rapidamente em ação e impedisse que mais gente fosse ferida", destacou a Guarda em nota. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), essa foi a ocorrência de maior relevância registrada nos primeiros dias do evento. A maior parte dos registros realizados refere-se a furtos de celulares. Até a madrugada desta segunda-feira (31), 70 boletins de ocorrências foram contabilizados, dentre eles três prisões em flagrante.

Ambulante A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que o nome de Vicente não consta na lista de ambulantes credenciados pela pasta, descartando a possibilidade do agressor ter escondido a arma em um recipciente de isopor tendo acesso à arena. 

O órgão informou que 80 agentes de fiscalização estão em regime de plantão mantendo o ordenamento dos ambulantes e fiscalizando os produtos e equipamentos dentro da arena.

"A Semop vem mantendo diariamente o diálogo com os ambulantes, antes e depois dos shows, orientando para trabalharem de forma ordeira e legalizada para evitar apreensões irregulares, o que tem repercutido na organização do espaço", disse o órgão por meio de nota. 

Furto Um outro homem também ficou ferido após ter sua carteira furtada na arena. Ele foi furtado por um grupo de adolescentes e recebeu um soco após perceber a ação criminosa. Luis Fábio Nobre dos Santos, 42, foi socorrido, às 19h52, para o HGE, com uma lesão no rosto.

Segundo informações do boletim, policiais foram avisados de que uma guarnição conseguiu localizar o grupo envolvido no crime, orientando o homem a prestar depoimento na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), para onde os adolescente foram encaminhados.

. *com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier