Quatro novas estações do metrô são entregues; Aeroporto deve sair até dezembro

salvador
11.09.2017, 16:20:00
Atualizado: 11.09.2017, 22:31:20
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Quatro novas estações do metrô são entregues; Aeroporto deve sair até dezembro

Com as novas estações, metrô passa a ter 19 estações entre as Linhas 1 e 2

Os trens do metrô de Salvador começaram a circular em quatro novos trechos na manhã desta segunda-feira (11), quando as catracas das estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga foram liberadas, às 5h, para os passageiros. Com os novos terminais entregues, o metrô passa agora a funcionar ao longo de 29 quilômetros de trilhos, passando por 19 estações - entre as Linhas 1 e 2.

Além da nova estação em Mussurunga, o terminal de ônibus do bairro também foi reformado e ampliado. Com isso, o passageiro que decidir pegar um ônibus após utilizar o sistema metroviário, não deve pagar nada mais por isso, já que o local já contava com linhas que faziam integração. No total, a estação opera com 30 linhas urbanas e oito metropolitanas, atendendo a 21 bairros de Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

Terezinha comemora chegada do metrô, que vai encurtar o tempo para chegar na faculdade (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

A universitária Terezinha Conceição dos Santos, 61 anos, é usuária do terminal de ônibus de Mussurunga, onde, por hora, 180 ônibus circulam. Para ela, a entrega das novas estações ajuda na mobilidade das pessoas que precisam percorrer longos trechos até chegar ao local de estudo. "Melhorou bastante. Eu estudo no Centro e fazer esse trajeto vai facilitar muito", acredita.

A estudante mora em Cajazeiras e para chegar à Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, saindo do novo terminal, ela deve seguir até a estação Acesso Norte, onde, de lá, deve pegar outro trem até a Estação Lapa ou Pirajá, onde também é possível fazer integração com os ônibus.

Com as novas estações funcionando, o número de passageiros em todo o sistema de transporte metroviário deve aumentar cerca de 60%, chegando a transportar 200 mil pessoas por dia. A capacidade total de todas as estações juntas é de até 400 mil embarques diários.

(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Estação Aeroporto
Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, que aconteceu às 9h, na nova Estação Mussurunga, o governador Rui Costa aproveitou para anunciar que a Estação Aeroporto deve ficar pronta até o final do ano. No momento, a estação passa por acabamentos, como fechamento das estruturas e instalações elétricas e hidráulicas.

Com a nova linha, a viagem entre as estações Aeroporto e Acesso Norte poderá ser feita em 27 minutos. De acordo com o governador, a inauguração desta segunda é um trunfo para a população. "A Bahia fica orgulhosa de ter um projeto que é referência para o país inteiro. Daqui alguns anos Salvador terá, juntamente à região metropolitana, com a obra do VLT, proporcionalmente, a melhor mobilidade do país. Até dezembro, estaremos com a obra chegando ao Aeroporto", disse Rui. 

Ainda de acordo com ele, em dezembro os trens devem operar em fase de adaptação. Com isso, o equipamento só deve estar disponível para os passageiros até o final de janeiro ou início de fevereiro. Também faz parte do projeto a construção de um terminal de ônibus, uma passarela, um estacionamento de trens, além de um sistema de transporte de ônibus gratuito que levará os passegeiros até o Aeroporto.

Rui anunciou também que, em breve, terá início a construção do VLT que ligará a região do Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, além da entrega de mais um novo trecho do metrô que vai sair de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras. "São mais cinco quilômetros de metrô que nós vamos iniciar, portanto chegaremos a 48 km. Com isso, a Bahia se torna a terceira capital com a maior malha em extensão do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com as maiores extensões de metrô", completou.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografo-grava-o-proprio-assalto-durante-lavagem-do-bonfim-assista/
Profissional estava testando a tecnologia 360° quando foi atacado; ele teve três dedos da mão quebrados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/unbreakable-kimmy-schmidt-netflix-divulga-trailer-da-ultima-temporada/
Episódios estarão disponíveis a partir de 25 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sexualizacao-de-mc-melody-vira-assunto-em-canais-de-youtubers-gringos/
Felipe Neto também se pronunciou sobre a situação e resolveu baní-la de seu canal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-quadrilha-que-executou-cabo-gonzaga-e-morto-em-operacao-da-policia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luana-piovani-afirma-que-ja-sofreu-assedio-de-diretor-da-globo/
Luana relembrou as duas situações em que se sentiu assediada
Ler Mais