Quatro presos fogem do Presídio Salvador durante a madrugada

Esta é a segunda fuga em pouco mais de uma semana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2018 às 08:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Pelo menos quatro presos fugiram do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na madrugada desta quarta-feira (17). Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado Da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, eles forçaram a porta da cela D5, na galeria D, para efetuar a fuga. No dia 8 de outubro, outros sete detentos conseguiram escapar da unidade.

O fugitivos foram identificados como Cléber de Jesus da Hora, Demerson Barbosa Santos, Isaías Wesley Silva dos Santos e Rafael dos Santos Leite. Eles cumpriam pena por roubo, receptação e tráfico de drogas. "Eles percorreram toda a galeria e, provavelmente, escalaram o muro no final do pátio 2 na galeria G", explica Pimentel. A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado (Seap) confirmou a situação e informou que se posicionará em breve sobre o assunto. 

Ainda segundo o presidente do sindicato, no dia anterior à fuga houve uma reunião no Presídio Salvador para tratar da insegurança da unidade. No encontro, Pimentel foi informado pelo seu diretor que o comandante da companhia responsável pela vigilância da unidade, o Batalhão de Guarda, já havia informado que estava retirando todos os policiais responsáveis pela vigilância das guaritas e passarelas da unidade.

"Como a PM abandonou as guaritas e é competência dela a vigilância perimetral, ou seja, guaritas e passarelas, então, agora, a incidência de fuga vai ser bem maior. Só no último mês tivemos três fugas. A primeira, com três fugitivos da galeria G, a segunda, com sete da galeria E, e agora mais essa, que informações preliminares apontam para quatro presos", explica.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que o patrulhamento nas redondezas do Presídio Salvador é de responsabilidade do Batalhão de Guardas da PM, durante o dia inteiro.

Em nota, a pasta ressaltou também que "há sete anos as ações são promovidas com equipes móveis e não mais estáticas". A nota diz ainda que "houve uma ampliação das ações ostensivas com pagamentos de horas extras para PMs de folga". 

Segundo dados da última inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Presídio Salvador tem capacidade para 784 detentos, mas abriga atualmente 985.