Que critérios definem a liberação de uma linha de crédito?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 1 de abril de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Que critérios definem a pontuação necessária para a liberação de uma linha de crédito? Marcos Assis

Olá Marcos. As instituições financeiras ao liberar linhas de créditos analisam cuidadosamente o nível de risco de cada cliente, para que possa transferir para o custo do crédito, no caso os juros, o percentual correspondente ao risco. Alguns órgãos de monitoramento e controle, como o SERASA, fazem a análise periódica do perfil de cada cliente, elegendo uma espécie de rating para cada CPF, que funciona como nota de risco, sendo a pontuação maior um indicador de menor risco de crédito, ou seja, bons pagadores; e os com menor pontuação são os que oferecem o maior risco de crédito. Não significa dizer que só conseguirá crédito quem estiver com pontuação alta, absolutamente, mas quem tiver pontuação baixa, certamente pagará juros maiores porque a probabilidade de calote é maior. Em linhas gerais é isso, mas como disse no inicio do texto, cada instituição analisa individualmente seus clientes e ofertam linhas de crédito de acordo com o perfil.

Na hora de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata, o que é preciso avaliar? Anônimo

Olá Anônimo. Ao realizar o gerenciamento das dívidas e montar um planejamento para se organizar melhor, uma das principais estratégias é substituir as dívidas mais caras por opções de crédito com menores taxas de juros, tornando mais leve o pagamento e o reequilíbrio financeiro. O que se deve observar nesse momento são os custos efetivos da dívida, ou seja, a taxa de juros que irá pagar. É possível, por exemplo, trocar uma dívida do rotativo do cartão de crédito por um parcelamento consignado, com juros menores proporcionando uma melhor economia. Mas o principal a observar é o volume de juros pagos em cada tipo de contrato, para evitar que tenha a falsa sensação que economizou com juros. Observe a seguinte situação: Tem uma dívida de cheque especial com 12% ao mês, que terá a condição de quitar em até três meses. Nesse caso não é interessante substituir por uma dívida parcelada, mesmo com juros mais baixos, para pagar no médio ou longo prazo, pois se fizer isso o somatório final de juros pagos  será bem maior que os juros acumulados dos três meses utilizando o limite do cheque especial. Por isso que é muito importante entender em que contexto se dá a dívida, para se buscar a melhor solução.

Como posso aumentar a restituição do meu imposto de renda? Antônio Carlos

Olá Antônio. Na hora de preencher a sua declaração do imposto de renta é fundamental que tenha em mãos toda documentação necessária ao preenchimento, como, por exemplo: os informes de rendimentos das fontes pagadoras, os recibos dos gastos médicos e com educação, os documentos do patrimônio, enfim, tudo mais que for necessário para fazer a declaração do imposto de renda. Ao fazer a declaração, pode optar pelo método simplificado, que já aplica um percentual de dedução na base de cálculo de forma automática, ou pelo método completo, no qual terá a condição de informar todos os gastos dedutíveis, como saúde e educação e indicar dependentes, se houver, deduzindo ainda mais sua base de cálculo. Quanto mais gastos dedutíveis tiver maior será a sua restituição, contudo, é importante ficar atento para não inserir nenhum dado incorreto e posteriormente ter problema com o fisco. Para evitar esse tipo de transtorno, consulte os canais da Receita Federal, ou procure um especialista para realizar sua declaração de forma segura e com o melhor aproveitamento do crédito fiscal.