Quem é o bispo católico que celebra missa em centro de Umbanda na festa de Iemanjá

Veja vídeo

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 2 de fevereiro de 2020 às 09:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Alexandre Lyrio/CORREIO

Sob o toldo montado por um centro umbandista na Praia do Rio Vermelho, por alguns minutos ele atrai todas as atenções. Marcos Paulo Ribeiro de Almeida, de 44 anos, veste um hábito de bispo católico e faz um sermão cristão em plena Festa de Iemanjá.  "Só se vê na Bahia", dizem algumas pessoas que participam da celebração. 

Em sua pregação, dizendo-se bispo da  Igreja Católica Independente, Dom Marcos exalta principalmente Jesus Cristo, mas também evoca Iemanjá.

Há cinco anos, Dom Marcos celebra a missa a convite do Centro Espírita Deus Reina na Umbanda, onde defende a diversidade nas formas de ser, agir, pensar e crer. 

"Eu costumo dizer que embora estejamos em embarcações diferentes, navegamos no mesmo mar da vida e buscamos o mesmo porto seguro". 

Acomapnhe, em tempo real, a cobertura da festa de Iemanjá Apesar de haver sincretismo de Iemanjá  com Nossa Senhora da Conceição, a festa no Rio Vermelho é considerda a única celebração popular exclusiva das religiões de matriz africana. Apesar disso, o padre não acha invasivo participar da festa enquanto católico. "Defendo o ecumenismo", afirma.

*A cobertura das Festas Populares do CORREIO tem patrocínio da Claro, Hapvida, Salvador Bahia Airports  e Sotero Ambiental além de apoio instituicional da Prefeitura de Salvador.