Quem quer imóvel em Salvador?

Por Flávio Oliveira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 11:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Zap, maior portal de imobiliário do país, a pedido da coluna, mapeou o perfil dos consumidores de imóveis de Salvador. Por número de dormitórios, o tipo  mais procurado, tanto para a compra quanto para o aluguel, é o de dois quartos (43%).  Para compra, esse ranking se completa de seguinte forma: 3 quartos, 35%; 1 quarto, 14%; e 4 quartos, 8%. No caso do aluguel, a segunda maior procura é por unidades de 1 quarto, com 30%, seguida por  3 quartos, 25%, e 4 quartos, 2%. Por tamanho, os apartamentos mais desejados para compra são, por ordem: 61 a 90m² (39%), 31 a 60 m² (31%), 91 a 120 m² (15%), 121-150 m² (7%), mais de 151 m² (7%) e até 30m² (1%).  

Para aluguel, o ranking  tem a seguinte ordem: 31 a 60m² (44%), 61 a 90m² (37%), 91 a 120m² (12%), 121 a 150m² (3%), até 30m² e maior que 151m² (2%). Já por número de vagas, o estudo captou que a maior demanda - quando a pesquisa do consumidor o portal é para compra – é para imóveis com uma vaga apenas (67%), seguido por 2 vagas (27%), 3 vagas (5%) e 4 vagas (2%). O ranking para as  buscas para aluguel segue a mesma ordem, o que muda é o percentual de preferência: 80% para uma vaga, 18% para duas vagas e 1% para três vagas. A pesquisa traz ainda dados sobre a faixa etária de quem busca imóveis em Salvador. Tanto para compra quanto para o aluguel, a maior demanda se concentra na faixa etária de 25 a 34 anos – 32% para compra e 43% para locação. 

Investimento Números como esses, levantados pelo Zap, trazem um retrato importante do setor para orientar quem deseja investir em imóveis. Tanto para  incorporadoras e construtoras quanto para quem quer ter uma renda extra alugando seu imóvel.  Segundo a pesquisa, os bairros mais buscados para quem quer comprar são, pela ordem: Pituba, Imbuí, Brotas, Costa Azul e Rio Vermelho. Para o aluguel, as localidades  mais demandadas são: Pituba, Imbuí, Brotas, Barra e Rio Vermelho.

Empresário potencial

O Sebrae da Bahia inicia nessa sexta-feira (1º/9) a Sexta da Oportunidade, um evento voltado para potenciais empresários. A primeira palestra é sobre Tendências de Negócios, quando será explicado o que são nichos de mercado e como identificá-los. Também serão mostrados exemplos de negócios que estão em voga atualmente. Em outras oportunidades, as palestras vão focar em temas como: a ferramenta Radar – desenvolvida pelo próprio Sebrae-BA e que indica a melhor localização para um negocio – como escolher uma franquia e modelagem de negócios com a aplicação Canvas, que ajuda na elaboração de um plano de negócios. Apresentado na semana passada, o projeto tem o objetivo de consolidar na Bahia as sextas-feiras como o dia oficial de atendimento e orientação ao potencial empresário,  aquela pessoa que quer empreender mas não sabe em quê nem como. “O Sebrae quer ser o orientador, dar as informações que o empreendedor tenha sucesso lá na frente”, definiu o superintendente do órgão, Jorge Khoury.