Quer sair da poupança? Conheça as opções

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tenho uma poupança desde 2016. É melhor deixar esse dinheiro lá ou mudar de investimento? O que você recomenda, Edísio? Matheus Dias

Olá Matheus. A Caderneta de Poupança é o mais conhecido produto financeiro, mas nem de longe é o melhor. É recomendado para investimento de pequenos valores para serem utilizados no curto prazo. Quando há um planejamento e o investimento é de médio a longo prazo existem produtos que farão o seu dinheiro render um pouco mais. Dependendo do valor que tenha acumulado nesses quase três anos, pode optar por aplicar em uma Letra de Crédito, que assim como a poupança não tem Imposto de Renda, ou analisar a possiblidade de  um CDB ou Título do Tesouro Direto. Todas essas opções são conservadoras, produtos de renda fixa, que renderão mais que a poupança, mas mantendo a média de mercado que gira em torno de 120% do CDI, mínimo. Exceto as Letras de Crédito, os demais produtos não podem oferecer rentabilidade inferir a isso, exija do seu gerente ou agente autônomo de investimento. Se quiser experimentar produtos com rentabilidade maior, estude sobre renda variável e pesquise fundos multimercados, fundos de ações e outros.

Quando vale a pena pagar o IPVA de uma vez  ao invés de parcelar este imposto? Thais Santos

Olá Thais. Todo início de ano temos esses gastos, a exemplo do imposto predial, despesas com material escolar, para quem tem filhos nessa faixa, tem o IPVA, que o Governo oferece a possibilidade de pagamento a vista com até 10% de desconto. Se houver a possibilidade de quitar seu imposto a vista, com 10% de desconto, é uma boa alternativa, considerando que os principais produtos de investimento conservadores remuneram entre 6,5% a 9,0% ao ano e você terá uma economia de 10% em aproximadamente dez meses. Caso o seu veículo esteja na última faixa, é um bom ganho. Mas essa operação só será interessante se você tiver o dinheiro para pagar à vista, caso tenha que pegar um empréstimo para isso não vai valer a pena, neste caso será melhor parcelar.

Como montar um orçamento doméstico que, de fato, funcione? Até tento me planejar, mas no final a conta nunca fecha. Leila Soares

Olá Leila. O planejamento financeiro tem diversas ferramentas, mas a principal delas é o Orçamento Doméstico. Nele é possível estimar todos os gastos da família, projetando pelo menos para um ano e assim conhecer cada item da despesa e poder intervir antes que o gasto excessivo aconteça. O primeiro passo para elaborar um bom orçamento é fazer um diagnóstico financeiro, que nada mais é que entender em que é gasto cada centavo do seu dinheiro. Para realizar o diagnóstico, anote por pelo menos 30 dias todos os gastos que fizer, registrando valor e a categoria, como por exemplo: Contas de Consumo, Farmácia, Supermercado, Lanches, Aluguel, dentre outros. No final, conseguirá identificar quais gastos não são tão essenciais, podendo eliminá-los ou reduzi-los, melhorando assim a qualidade de seus gastos. Após essa etapa, é só montar o orçamento estimando as despesas e as receitas e acompanhar para que o que foi planejamento seja executado. Caso tenha uma despesa maior que a receita, volte a revisar o orçamento para ver se tem mais algum item que possa reduzir, e verifique opções de aumentar a renda com a realização de atividades complementares às que já realiza.