Quinto supercomputador do Senai Cimatec supera os outros quatro juntos

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que está nos Estados Unidos ao lado do diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI, Leone Andrade, anunciou nesta sexta-feira (dia 17) a implantação de um quinto supercomputador no Senai Cimatec. Alban e Leone estão no Tenessee em missão para estimulara cooperação em PD&I entre o Cimatec e instituições de lá.    Segundo Alban, o novo equipamento, implantado em parceria com o Cenpes, vai superar a capacidade de processamento de informação dos outros quatro equipamentos juntos. Atualmente, o centro tecnológico da indústrial baiana é o maior em supercomputação do Hemisfério Sul. 

A capacidade de processamento dos supercomputadores aumenta hoje de forma exponencial. Para dar uma dimensão do que isso significa, o Triton, que funciona no laboratório de computação de alta performance de Oak Ridge, no Tennessee, com nada menos que 20 Teraflops, era até dois anos atrás o maior supercomputador do Planeta e hoje ocupa a segunda posição. Os chineses já possuem, rodando, um supercomputador com 100 TF.  

Agora, no laboratório do Tennessee, já está sendo testado o maior equipamento de todos, o Summit, com 200 TF. E a meta deles é atingir 1.200 TF em mais cinco anos. 

“Absolutamente nada está sendo feito para a indústria do futuro sem o uso da supercomputação”, ressalta Alban.