Rainha das Copas: veja lista dos gols de Marta em Copas do Mundo

esportes
19.06.2019, 05:00:00
Atualizado: 19.06.2019, 10:43:28
De pênalti contra a Itália, Marta balançou a rede pela 17ª vez em Copas do Mundo (Assessoria/CBF)

Rainha das Copas: veja lista dos gols de Marta em Copas do Mundo

Camisa 10 da Seleção disputou cinco Mundiais

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Quase dezesseis anos separaram o primeiro e o décimo sétimo gols de Marta em Copa do Mundo. Assim como aconteceu no jogo contra a Itália na terça-feira (18), foi em uma cobrança de pênalti que a história da melhor do mundo com as redes do Mundial começou.

Foi contra a Coreia do Sul, logo na estreia do Brasil na Copa dos Estados Unidos, que aconteceu em 2003. O dia era 21 de setembro e a partida aconteceu no RFK Stadium, em Washington, capital estadunidense.

Marta abriu o placar para a seleção aos 14 minutos da primeira etapa na partida que o Brasil venceu por 3x0. Kátia Cilene fechou a contagem com mais dois gols. O Brasil passou em primeiro na chave que ainda tinha Noruega e França.

Desde então, a melhor do mundo disputou mais quatro Mundiais e balançou a rede em todos eles. No seguinte, na China em 2007, Marta foi artilheira com sete gols e só não levantou a taça de campeã porque o Brasil perdeu para a Alemanha por 2x0 na final. A camisa 10 perdeu um pênalti na partida: nada que diminua o quanto ela foi importante naquela que foi a melhor campanha brasileira na história das Copas do Mundo de futebol feminino. 

Na semifinal, o segundo gol de Marta na goleada por 4x0 frente à poderosa seleção dos Estados Unidos foi um dos maiores atestados de sua grandiosidade. Ela recebeu na esquerda e, de costas, aplicou uma meia lua na marcadora antes de invadir a área, deixar toda a zaga no chão e empurrar a bola para o fundo das redes.

Marta seguiu marcando. 2011, 2015... até chegar neste ano de 2019, quando na Copa da França a rainha, com seus 33 anos, marcou dois gols de pênalti e deixou para trás Miroslav Klose, chegando à marca de 17 gols no torneio. Quando ultrapassou Ronaldo na Copa de 2014, Klose já tinha 37 anos - Marta atingiu seu recorde quatro anos mais jovem.

Após a partida contra a Itália, quando bateu a marca, a recordista dedicou o feito para as mulheres.

"Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres. Em um esporte que ainda é masculino para muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas. É para todas elas", disse a rainha na saída do gramado.

A artilharia das Copas do Mundo não sacia a vontade de título que Marta tem. Apesar de já ter disputado cinco Mundiais e quatro Olimpíadas, ela ainda não tem nenhuma medalha ou troféu pela seleção.

Classificado como um dos melhores terceiros colocados, o Brasil não terá vida fácil nas oitavas de final. Ainda precisa aguardar os resultados dos jogos finais nos grupos D, E e F para saber se enfrenta França, donas da casa que passaram como líderes do Grupo A, ou Alemanha, bicampeãs que acabaram a primeira fase na ponta do Grupo B.

"O nosso próximo adversário vai ser uma pedreira, mas a gente está preparada para tudo. Mas em um campeonato como esse a gente não pode escolher adversário. E estamos prontas para enfrentar qualquer adversária", concluiu Marta.

Caso pegue as donas da casa, o jogo será no domingo (23), em Le Havre. Se enfrentar a Alemanha, o jogo acontece no sábado (22), em Grenoble, no mesmo Stade des Alpes da estreia contra a Jamaica. 

Todos os gols de Marta em Copas do Mundo:

Copa de 2003:
Brasil 3x0 Coreia do Sul - fase de grupos - 1 gol
Brasil 4x1 Noruega - fase de grupos - 1 gol
Brasil 2x1 Suécia - fase de grupos - 1 gol

Copa de 2007:
Brasil 5x0 Nova Zelândia - fase de grupos - 2 gols
Brasil 4x0 China - fase de grupos - 2 gols
Brasil 3x2 Austrália - oitavas de final - 1 gol
Brasil 4x0 Estados Unidos - semifinal - 2 gols

Copa de 2011:
Brasil 3x0 Noruega (3-0) - fase de grupos - 2 gols
Brasil 2x2 Estados Unidos - quartas de final - 2 gols

Copa de 2015:
Brasil 2x0 Coreia do Sul - fase de grupos - 1 gol

Copa de 2019:
Brasil 2x3 Austrália - fase de grupos - 1 gol
Brasil 1x0 Itália - fase de grupos - 1 gol

*supervisão do subeditor Ivan Dias Marques

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais