Reajuste de tarifa de ônibus em Salvador acompanha inflação, diz secretário

Salvador tem a tarifa mais cara quando comparado com as demais capitais do Nordeste

Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 08:56

- Atualizado há um ano

A tarifa de ônibus de Salvador passa de R$ 2,80 para R$ 3, a partir de janeiro, por conta do reajuste de 7% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento real de R$ 0,20  no bolso do usuário do transporte coletivo começa a valer em 1º de janeiro, conforme anunciado ao CORREIO pelo secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, na segunda-feira. As passagens pagas pelos usuários são de valor inteiro, meia-passagem, além das gratuidades e integrações. 

Conforme o demonstrativo do transporte por ônibus de Salvador, do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em 2013, o total de tarifas inteiras pagas é de 55%; todo o restante é gratuidade e tarifas com descontos de 50%.

De acordo com Fábio Mota, o valor atual poderia ser menor, caso houvesse menos gratuidades ou algum subsídio financeiro. “A tarifa de Salvador tem zero subsídio e está entre as mais baratas do país. Além disso, tivemos várias conquistas como o Domingo é Meia e o Bilhete Único, sem aumentar o valor”, afirma. Passagem de ônibus vai aumentar para R$ 3 em janeiro (Foto: Divulgação)Comparado com as demais capitais do Nordeste, Salvador tem a tarifa mais cara: em Maceió, a passagem hoje é R$ 2,50; em São Luís, R$ 2,40; Aracaju, João Pessoa e Natal têm passagem a R$ 2,35. Em Fortaleza, custa R$ 2,20; em Recife, R$ 2,15 e, em Teresina, R$ 2,10.  

Valores mais altos só são encontrados fora da região. Em Porto Alegre, o valor é de R$ 2,95. Em São Paulo e Rio de Janeiro, bem como algumas cidades do interior paulista, as passagens custam R$ 3.  

O diretor do Setps, Jorge Castro, informou que ainda não irá se pronunciar sobre o reajuste, pois precisa conversar com os empresários. Ainda segundo Mota, até fevereiro, 700 coletivos novos estarão nas ruas. Os veículos passarão a ter tempo de vida útil de 3 anos e meio, sendo a frota mais nova do Brasil, segundo ele. Atualmente, os carros mais antigos têm 8 anos e meio.