O recital Pós-Lida vai homenagear o padre José de Souza Pinto, o popular Padre Pinto, morto em 2019, em sua primeira edição do ano, no próximo domingo (5). O 'recital de poesia e alguma prosa' ocorrerá na Casa Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 16h30, e terá como convidados especiais a dançarina Inah Irenam, o poeta Lúcio Agra e o músico Ricardo Correia.
“Decidimos aproveitar a coincidência do calendário e prestar esta homenagem. Cinco de janeiro é quando os tradicionais Ternos de Reis saem na Lapinha e essa festa está marcada eternamente pela presença e atuação do Padre Pinto, que infelizmente nos deixou há pouco”, explica James Martins, coordenador do recital.
A programação prevê ainda, ao final, a saída do Duque do Pinto, que seguirá em procissão do Santo Antônio Além do Carmo até a Lapinha. “É um Duque porque não chega a ser um Terno. Na verdade, é apenas uma forma de tomar parte na folia e lembrar a figura do padre que tanto fez por ela em sua atividade pastoral”, completa James.
Perfil
Padre Pinto morreu no dia 4 de abril de 2019, aos 72 anos. Artista plástico e bailarino, comandou a revitalização na Festa de Reis, no início dos anos 1990, chegando mesmo a criar um terno, o Terno da Anunciação.
Pároco da Lapinha de 1974 a 2006, foi afastado da Igreja após uma performance considerada escandalosa, onde homenageou o orixá Oxum e os povos indígenas. Reintegrado à comunidade católica, passou a fazer parte da Sociedade das Divinas Vocações, no bairro de São Caetano.
![]() |
Serviço
O quê: Pós-Lida: Tributo ao Padre Pinto
Onde: Casa Boqueirão, Rua Direita de Santo Antônio, 56
Quando: 5 de janeiro (domingo), às 16h30
Quanto: R$ 5 (facultativo) ou qualquer outra quantia.
-
'Revitalizou a Festa de Reis', diz Dom Murilo sobre Padre Pinto
-
‘Nem a Igreja para uma alma livre’: fiéis contam histórias sobre Padre Pinto
-
De bebida de coco a teatro com vista para a Baía: conheça sensações deste verão
-
Primeiras missa e arquidiocese, quase papa... As relações do Vaticano com a Bahia