Recital Pós-Lida homenageia Padre Pinto em primeira edição do ano

Evento no domingo (5) será no Santo Antônio; ao final, terá cortejo até a Lapinha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 18:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alessandra Benini/Divulgação

O recital Pós-Lida vai homenagear o padre José de Souza Pinto, o popular Padre Pinto, morto em 2019, em sua primeira edição do ano, no próximo domingo (5). O 'recital de poesia e alguma prosa' ocorrerá na Casa Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 16h30, e terá como convidados especiais a dançarina Inah Irenam, o poeta Lúcio Agra e o músico Ricardo Correia.“Decidimos aproveitar a coincidência do calendário e prestar esta homenagem. Cinco de janeiro é quando os tradicionais Ternos de Reis saem na Lapinha e essa festa está marcada eternamente pela presença e atuação do Padre Pinto, que infelizmente nos deixou há pouco”, explica James Martins, coordenador do recital.A programação prevê ainda, ao final, a saída do Duque do Pinto, que seguirá em procissão do Santo Antônio Além do Carmo até a Lapinha. “É um Duque porque não chega a ser um Terno. Na verdade, é apenas uma forma de tomar parte na folia e lembrar a figura do padre que tanto fez por ela em sua atividade pastoral”, completa James.

Perfil Padre Pinto morreu no dia 4 de abril de 2019, aos 72 anos. Artista plástico e bailarino, comandou a revitalização na Festa de Reis, no início dos anos 1990, chegando mesmo a criar um terno, o Terno da Anunciação.

Pároco da Lapinha de 1974 a 2006, foi afastado da Igreja após uma performance considerada escandalosa, onde homenageou o orixá Oxum e os povos indígenas. Reintegrado à comunidade católica, passou a fazer parte da Sociedade das Divinas Vocações, no bairro de São Caetano. ServiçoO quê: Pós-Lida: Tributo ao Padre PintoOnde: Casa Boqueirão, Rua Direita de Santo Antônio, 56Quando: 5 de janeiro (domingo), às 16h30Quanto: R$ 5 (facultativo) ou qualquer outra quantia.