Recordista: Formiga vai para a sétima Copa do Mundo da carreira

esportes
16.05.2019, 12:07:00
Atualizado: 16.05.2019, 13:00:56
Formiga chegou a se despedir da seleção em 2016, mas voltou e vai para a Copa do Mundo (Lucas Figueiredo / CBF)

Recordista: Formiga vai para a sétima Copa do Mundo da carreira

‘Ela é um dos maiores exemplos que temos no mundo', elogia Vadão após convocar a jogadora de 41 anos

Ela acaba de ser convocada para disputar sua sétima Copa do Mundo, evento que chega à oitava edição na versão feminina. Aos 41 anos, a baiana Formiga bate mais um recorde: entre homens e mulheres, ninguém fez igual.

A meio-campista soteropolitana foi uma das 23 jogadoras chamadas pelo técnico Vadão nesta quarta-feira (16) para representar o Brasil no Mundial que será disputado de 7 de junho a 7 de julho, na França. Terra conhecida pela atleta que defende o PSG desde 2017.

"Fiz um esforço muito grande para Formiga voltar, pois ela tinha se despedido, e eu fiz um pedido a ela que nos ajudasse na Copa América. Ela atendeu nosso pedido e o apelo da CBF e voltou. É um dos maiores exemplos que temos no mundo, ela não é desse planeta. Tem 41 anos e renovou com o PSG. É uma grande referência e não podia ficar fora de um projeto desse, com tanto esforço e dedicação", elogiou Vadão, lembrando que a atleta chegou a se aposentar da camisa amarela em dezembro de 2016. A lista anunciada pelo treinador contém outra baiana - a lateral direita Fabiana - e estrelas como Marta e Cristiane.

Formiga só não disputou a Copa do Mundo de 1991, a primeira da história e disputada na China. Até por razões óbvias, já que tinha 13 anos na época. Tem sido nome certo nos Mundiais desde a edição seguinte, que ocorreu em 1995, na Suécia. Ela ainda disputou todas as seis edições dos Jogos Olímpicos desde que o futebol feminino entrou no programa, em Atlanta-1996.

Apesar da assiduidade de Formiga e da seleção brasileira, que disputou todas as edições da Copa do Mundo, o Brasil nunca conquistou o título. O mais perto que chegou foi em 2007, quando perdeu da Alemanha na final por 2x0, na edição realizada na China. O único outro pódio foi em 1999, com o terceiro lugar.

Tricampeões, os Estados Unidos são os maiores vencedores (1991, 1999 e 2015), seguidos pela bicampeã Alemanha (2003 e 2007). Noruega (1995) e Japão (2011) têm um título cada.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sujo-de-oleo-filhote-de-tartaruga-e-encontrado-morto-em-vilas-do-atlantico/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-funcionario-do-domingao-do-faustao-ganha-acao-contra-globo/
Renatinho irá receber R$ 813.449,32 de indenização
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/briga-de-zeze-e-zilu-inspira-musica-de-wanessa-camargo/
Clipe tem até atores fazendo papel dos pais da cantora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/so-sairemos-das-praias-depois-que-estiverem-100-limpas-garante-prefeito-acm-neto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hoje-sei-o-que-e-depressao-funcionarios-da-petrobras-fazem-desabafo/
Relatos são de famílias destruídas e gente que precisou de ajuda psicológica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais