Rede de papelaria investe no Nordeste para manter crescimento em 2021

Dos R$ 43 bilhões arrecadados pelo mercado de franquias no 2° trimestre de 2020 no Brasil, 13,9% da participação veio da região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2021 às 10:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Na contramão da crise econômica causada pela pandemia, a Magnólia Papelaria, rede de franquias criada em 2018, inicia 2021 com agenda positiva de novos negócios arrojada: prevendo inaugurar cinco unidades no 1° trimestre, sendo pelo menos duas delas no Nordeste, além das avançadas negociações para demais aberturas. Trata-se de uma estratégia da marca de investir na região e uma oportunidade para quem pretende abrir uma franquia neste ano. A rede já está presente no Nordeste com 10 quiosques: na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. 

Dos R$ 43 bilhões arrecadados pelo mercado de franquias no 2° trimestre de 2020 no Brasil, 13,9% da participação veio do Nordeste. Segundo Igor Vendas, diretor comercial da Magnólia, o número ainda é tímido se comparado com os 56% arrecadados pelo Sudeste, mas o potencial é grande. “Consideramos o Nordeste uma região promissora e com um público que valoriza nossos produtos, como temos visto até agora. A Magnólia hoje é uma das melhores oportunidades de investimento,  seja pelo valor inicial, pelo suporte e benefícios oferecidos ao franqueado ou mesmo pelo retorno financeiro”, afirma Igor. 

O diretor comercial reitera a expectativa da Magnólia de contribuir com a retomada da economia regional: “No período do isolamento social aceleramos o modelo de e-commerce e alcançamos excelentes resultados com os serviços de delivery, viabilizando os negócios dos franqueados da rede Magnólia. Agora estamos engajados em fomentar o movimento do varejo a nível local e nacional”, sinaliza Igor. Outro índice que destaca a performance da empresa é que a rede alcançou o markup de 3,00 para os franqueados, oferecendo margem de lucro sustentável com preços competitivos. 

Geração de empregos  Parte considerável deste sucesso pode ser explicada pelo posicionamento da rede de franquias de oferecer um modelo de negócios que atrai novos franqueados e engajam os parceiros, como benefícios constantes e uma fonte de renda adicional para o franqueado e vendedores. “Apostamos na inovação e na redução das nossas margens de lucro para conquistarmos mercado e sustentarmos o crescimento dos últimos anos, movimentando a economia e evitando prejuízo aos franqueados na pandemia”, completou Igor Vendas. 

A geração de emprego e renda para centenas de famílias brasileiras também chama a atenção: mais de 220 profissionais atuam na rede e nos quiosques espalhados pelo país. Em paralelo, a Magnólia movimenta uma cadeia produtiva com 20 fornecedores com relevância nacional, entre fabricantes, distribuidores, importadores e prestadores de serviço. Além disso, de forma inédita, 50% da linha de produtos comercializada é de coleções próprias, são produtos divertidos, atemporais, funcionais e que agradam diferentes estilos. 

Sustentabilidade O compromisso da Magnólia com as diretrizes de sustentabilidade permeia todo o negócio. O processo produtivo dos produtos próprios é considerado limpo, amparado pelos principais selos e entidades certificadoras ambientais do mercado. Um deles é o Forest Stewardship Council (FSC), o selo verde mais reconhecido do mundo, com presença em mais de 75 países. A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras.