Assine

Relator da reforma política dobra previsão de recursos públicos para campanhas eleitorais


 

Novo parecer prevê que Fundo Especial de Financiamento da Democracia contará com recursos equivalentes a 0,5% da receita corrente líquida do governo federal dos últimos 12 meses

  • Da Redação

Publicado em 09/08/2017 às 16:47:16
Atualizado em 17/04/2023 às 10:06:06
. Crédito: (divulgação)

O relator da reforma política na Câmara, Vicente Cândido (PT-SP), mudou o texto de seu parecer sobre a reforma política e dobrou o valor previsto de recursos públicos que, segundo o projeto, vão financiar campanhas eleitorais daqui para frente. A mudança na proposta foi confirmada pela assessoria do deputado.

A comissão que analisa a reforma política pode votar o parecer de Vicente Cândido nesta quarta-feira (9/8).

O projeto institui o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que será mantido com recursos previstos no orçamento da União.

Na versão anterior do relatório, Cândido estabeleceu que 0,25% da receita corrente líquida do governo em 12 meses seria destinada a financiar campanhas. Havia uma exceção apenas para as eleições de 2018, com o valor do fundo em 0,5% da receita corrente líquida, o que corresponde hoje a cerca de R$ 3,6 bilhões.

No novo parecer, Vicente Cândido transformou em regra o que seria exceção. Pelo texto reformulado, o valor do fundo será de 0,5% da receita corrente líquida, de maneira permanente.